Gota D'água

Primeira negociação com a Embasa não tem avanços e sindicato faz várias cobranças

15/04/2019

Primeira negociação com a Embasa não tem avanços e sindicato faz várias cobranças

A primeira reunião de negociação do acordo coletivo com a Embasa, ocorrida na última quinta (11) na diretoria de gestão corporativa (DG), com a presença do diretor Gervásio Prazeres, terminou sem nenhum avanço, já que a empresa diz ainda estar analisando a pauta de reivindicações e não tinha nenhuma posição. O sindicato deixou claro na mesa que pretende discutir todas as cláusulas, que não vai aceitar retrocesso nas garantias históricas já conquistadas e consolidadas nos acordo coletivo, que buscará a reposição integral das perdas salariais do período e ainda que vai lutar pelo ganho real, tanto nos salários quanto nos demais benefícios. 

As negociações deste ano se darão apenas nas cláusulas econômicas, pois as demais têm vigência até 2020. A empresa já abriu tarde a fase de negociação, o que exigirá mais esforço da categoria que precisa ficar atenta a todos os movimentos. Independente disso, o Sindicato tem feito reuniões com trabalhadores (as) nos parques, alertando sobre a campanha salarial e também para as movimentações do governo visando privatizar a água, seja através de novas parcerias público-privadas, seja pela abertura do capital da empresa.

Cobranças – O sindicato aproveitou a reunião e cobrou a abertura da janela de inscrições para o Prêmio Aposentadoria, que está prevista no Acordo Coletivo para acontecer em 2019. A empresa confirmou que as novas inscrições devem estar abertas no início do mês de maio. 

Com relação ao concurso público, a empresa informou que já está aprovado pelo conselho de administração da Embasa e aguarda apenas a autorização do governador Rui Costa para publicar o edital. O sindicato lembrou que o concurso está previsto em acordo firmado pela empresa com o MPT e homologado em ação judicial na qual a Embasa foi condenada por praticar terceirização ilegal. 

O sindicato cobrou ainda os resultados da pesquisa salarial que está prevista no acordo coletivo, ao que a Embasa respondeu que foi escolhida, em recente licitação, a empresa que vai realizar a pesquisa, mas que não foi ainda iniciada a coleta dos dados. 

A Embasa informou ainda que o seu balanço financeiro deve ser publicado até o final desta semana, após aprovação do Conselho de Administração, em reunião prevista para esta segunda-feira (15). Após a publicação do balanço, como determina a lei, a empresa já pode realizar o pagamento do PPR, pois já estarão apurados os resultados das metas e a condição financeira para determinação do montante a ser distribuído a título de participação nos resultados de 2018.