Gota D'água

Ex-ministros do meio ambiente denunciam ação devastadora do governo Bolsoanro

14/05/2019

A fúria destrutiva do presidente Bolsonaro levou a uma reunião inédita de todos os ex-ministros do meio ambiente vivos desde que a pasta foi criada, em 1992. No encontro realizado em São Paulo, semana passada, eles assinaram um documento denunciando o governo por sua postura sistemática, constante e deliberada de destruição das políticas meio ambientais, que já causou graves prejuízos em apenas quatro meses do governo. 

Ao afastar as diferenças políticas entre eles para permitir esse encontro, os ex-ministros procuram mostrar a gravidade do cenário brasileiro, numa tentativa de ampliar essa denúncia para o mundo também se posicionar. Esse foi o objetivo que juntou os ex-ministros José Sarney Filho, Rubens Ricupero, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira e Édson Duarte. Gustavo Krause foi o único ausente na reunião.

Além da destruição das políticas ambientais implementadas desde 1990 no país, eles também acusam o desmonte institucional dos organismos de proteção e de fiscalização, como o Ibama e o ICMbio, que já tiveram dirigentes e funcionários afastados por perseguição política e até pelo estrito cumprimento do dever de proteger o meio ambiente. 

No documento, os ex-ministros clamam pela mobilização social para impedir que o desmantelamento dessas políticas tenham prosseguimento e dizem que as consequências das ações e inações do atual mandatário serão dramáticas e irreversíveis para a ecologia, a economia e a sociedade.