Gota D'água

Brasil bate recorde negativo com a liberação de 166 novos agrotóxicos

14/05/2019

Entre inúmeras medidas de efeito devastador ao meio ambiente, o governo Bolsonaro bateu novo e nefasto recorde, atingindo a liberação de 166 agrotóxicos somente este ano. Em ato publicado no Diário Oficial do último dia 30 foram liberados 12 venenos para uso na agricultura, avançando a curva ascendente de liberação desses produtos. Somente nos dois primeiros meses do ano foram liberados 86 novos produtos. 

Agora, ao atingir a marca de 166, o país atualiza o número total de agrotóxicos para 2.232, considerando os herbicidas em circulação no mercado. Entre os novos produtos liberados este ano, 24 são considerados “altamente tóxicos” e 49 estão dentro da escala dos “extremamente tóxicos”. Juntos, eles representam 43,9% do total.

A liberação exagerada de venenos no país recebe o alerta do engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, membro da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. Ele afirma que “o governo está deixando de fazer o seu papel de triagem sob o ponto de vista dos interesses públicos. Está permitindo que o mercado tome as decisões que deveriam ser do Estado".