Gota D'água

TOMENota: Concurso

17/06/2019

Em tempos bicudos de desemprego em grande escala, e com Bolsonaro suspendendo concursos na área federal, o Saae de Catu tomou caminho diferente e lançou concurso para contratação de 43 novos (as) trabalhadores (as). As inscrições podem ser feitas via internet a partir desta segunda (17) até 5 de julho. Existem vagas para os cargos de motorista, vigilantes, auxiliares de serviço, de administração e de infraestrutura e operadores de sistemas. Os salários variam de R$ 1.168,85 a R$ 1.772,50.

SOS Fafen
Parada desde março por decisão da Petrobras, a fábrica da Fafen, no Polo Petroquímico de Camaçari, será o tema de sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia nesta segunda (17), pela manhã. Existe uma luta grande para a manutenção da empresa. Se fechada, a Bahia deixa de produzir insumos usados em vários setores industriais e até na agricultura, além de sofrer a perda de 700 empregos diretos. A venda dela está no plano de fatiamento da Petrobras.

Vigilante
A Câmara de Vereadores de Salvador promoverá sessão especial comemorativa ao Dia Municipal do Vigilante, na próxima quarta (19), às 9 horas. A iniciativa foi proposta pela vereadora Marta Rodrigues, que pretende discutir a importância do trabalho desempenhado por uma categoria ainda carente de proteção.

Crime de homofobia
Na falta de legislação específica, o Supremo Tribunal Federal resolveu legislar e decidiu enquadrar a homofobia na lei de racismo. Ou seja, condutas contra homossexuais e transexuais serão punidas pela mesma legislação que pune a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A decisão do STF ficará valendo até o Congresso Nacional aprovar lei nesse sentido.

Bembé é patrimônio
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou por unanimidade, na semana passada, o registro do Bembé do Mercado como Patrimônio Cultural do Brasil. É um marco: pela primeira vez uma celebração de matriz africana entra no livro de registro e celebrações no Brasil. O Bembé é resistência, é diálogo interreligioso, uma tradicional manifestação cultural baiana que se realiza em Santo Amaro da Purificação a cada 13 de maio. Ele já era tombado como patrimônio imaterial da Bahia desde 2012.

Privataria
Da onda de privatização que sacode o Brasil, nada escapa, nem mesmo os animais. A Assembleia Legislativa de São Paulo acaba de aprovar a transferência do estado para a iniciativa privada do Jardim Zoológico, o Zoo Safári e o Jardim Botânico. Como educação e ciência pouco valem nesse estado de geleia geral, de nada adiantaram os protestos de cientistas do Instituto de Botânica, que reclamam dos prejuízos às pesquisas ali desenvolvidas.

Caetité inconformada
Trabalhadores (as) da Embasa em Caetité enviaram documento à direção da empresa reivindicando mais justiça na avaliação da unidade para efeito do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Dizem que historicamente sempre obtiveram bons resultados, com performance superior à meta, mas que o parâmetro para distribuição do benefício deste ano ficou aquém de reconhecer esse desempenho. Querem, assim, revisão dos valores e pagamento da parte que for devida.