Gota D'água

Embasa rejeita contraproposta do Sindicato. Sexta tem passeata conjunta com a Cerb

12/09/2019

Embasa rejeita contraproposta do Sindicato. Sexta tem passeata conjunta com a Cerb
Trabalhadores (as) da Embasa - Federação

A direção da Embasa não aceitou a contraproposta do Sindicato de implantar o sistema de autogestão ou criar uma fundação para gerir o plano de saúde da categoria. Em ofício enviado ao Sindicato, datado de 11/9, ela ratifica a posição unilateral de não ceder na questão da assistência médica, e de impor o modelo de coparticipação a qualquer custo.

Isso mostra que a diretoria da empresa não está preocupada em discutir a saúde e segurança dos (das) trabalhadores (as), mas apenas reduzir custos e investimentos, numa lógica do presidente Rogério Cedraz, “fazer mais com menos”, formando caixa para mostrar uma “empresa saudável” e torná-la mais atraente numa possível privatização, seja via abertura de capital ou parceria público-privada.

Só para lembrar, a contraproposta do Sindicato para o fechamento do acordo coletivo foi um reajuste de 5,07% no salário e nos auxílios de ordem econômica, exceto o auxílio alimentação, para o qual pedimos R$ 39,00, e a criação de uma comissão mista para, num prazo de 180 dias, estudar a constituição de uma fundação para gerir a assistência médica e odontológica dos (das) trabalhadores (as). A proposta é idêntica a modelos adotados com sucesso em outras empresas de saneamento do país.

A rejeição da contraproposta reafirma a intransigência da direção da empresa para o fechamento do acordo coletivo. Por isso, vamos nos unir aos companheiros da Cerb e participar da passeata desta sexta (13), às 9 horas, pelas ruas do CAB, e fazer um ato de protesto diante da Governadoria.

A caminhada – A caminhada não tem como pauta única o acordo coletivo, mas também o fortalecimento das empresas públicas (Embasa e Cerb), a valorização das políticas públicas do setor, a regulamentação de todo o marco legal do saneamento e, sobretudo, será uma reação às tentativas de privatização via abertura de capital ou PPP, pela reestruturação da Cerb, por concurso público e garantia do emprego, entre outras coisas.

Todos e todas à passeata. Sexta, dia 13, às 9 horas.

OBS.: HAVERÁ TRANSPORTE NA CAPITAL E RMS, COMO DE COSTUME.

Trabalhadores (as) da Embasa - Cabula R7

 

Trabalhadores (as) da CERB - Salvador