Gota D'água

TOMENota: Para assistir

23/11/2019

No próximo dia 6 será exibido em nosso auditório, a partir das 18 horas, o documentário “O verde está do outro lado”, coprodução Brasil e Chile feita pelo cineasta Daniel Ruvio. Depois haverá debate. O filme retrata a exploração privada da água nos dois países, partindo de problemas comuns: a comunidade de Petorca, há 200 quilômetros de Santiago, e Correntina, no Oeste da Bahia. Nas duas localidades os pequenos agricultores perderam suas plantações porque a água foi desviada para atender grandes produtores.

Local de permuta
Um grupo de trabalhadores (as) da Embasa, na esperança de mudar de cidade, idealizou uma plataforma digital para que pessoas interessadas em permuta de local de trabalho alimentem esse sistema. A ideia surgiu a luz de um concurso público, para o qual o dimensionamento de vagas tenha que prever um remanejamento interno. Como a empresa não tomou a iniciativa de consultar as pessoas sobre isso, esse grupo resolveu fazer a sua parte.

Mostrando serviço
Trabalhadores (as) da unidade da Embasa em Pirajá foram surpreendidos (as) pela nova ordem baixada lá: nada de transporte para levar quem almoça fora (detalhe, é pouca gente). Contudo, a proibição só vale para o “peão”, pois os gerentes continuam dispondo de veículo para esse fim. Para quem não sabe, a unidade não tem restaurante e próxima a ela não existe opções de almoço. Por isso mesmo, a disponibilidade de carro era prática antiga e nunca resultou em problema.

XV Cecut
Nestas terça e quarta (26 e 27) será realizado o XV Congresso da CUT Estadual (Cecut), no Hotel Vilamar, em Amaralina. Terá delegados de várias categorias, inclusive da nossa, para eleger uma nova diretoria e discutir os desafios que ela irá enfrentar, como o corte e redução de benefícios e direitos históricos implementados pelo governo, através de novos ataques à legislação trabalhista e especialmente aos sindicatos.

Acessibilidade
A acessibilidade na Embasa, em diferentes perspectivas, será tema de seminário a ser realizado pela Cipa na próxima sexta (29), no Centro de Treinamento da Unidade Comercial (FCO), em Bolandeira. Vai discutir espaços, ferramentas tecnológicas, gestão, desempenho e como decisões da empresa podem impactar no desempenho das atividades realizadas por profissionais com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Solidariedade
O povo Pataxó, distrito de Barra Velha, em Porto Seguro, foi vítima de um incêndio criminoso em sua aldeia no último dia 13. Entre outras coisas, o fogo destruiu o centro cultural, considerado a aldeia mãe, e espaço sagrado para a celebração de rituais, cânticos e rezas. O ato criminoso foi executado após o ritual da lua cheia. O Sindae se junta às entidades na cobrança de punição aos responsáveis pelo ataque a mais uma população indígena – sempre vulnerável aos que desejam tomar suas terras.

Gestão ambiental
Após encontro de dirigentes estaduais em Salvador, na semana passada, ficou decidida a criação de um Fórum de Gestores Ambientais reunindo, inicialmente, representantes de 151 municípios baianos, mais o Ministério Público e órgãos de governo. A ideia é oferecer educação ambiental e qualificar gestores para um trabalho democrático e transparente na área ambiental, transformando o meio ambiente numa pauta positiva.

Falecimento
O ex-companheiro Jaime Silva dos Reis, operador da Embasa e que ultimamente atuava na Estação Vieira de Melo (Parque de Bolandeira), faleceu no último dia 19. Tinha 42 anos de serviço na empresa e já estava aposentado. Estava se preparando para ser desligado da Embasa.