Gota D'água

Mais agonia: votação do PL 3261 é adiada outra vez e exige mobilização total

04/12/2019

Mais agonia: votação do PL 3261 é adiada outra vez e exige mobilização total

Por falta de acordo entre lideranças partidárias, nesta quarta (4) foi retirado da pauta de votação da Câmara dos Deputados nesta semana o Projeto de Lei 3261, que abre o saneamento à privatização. Longe de comemorar uma vitória, o fato significa mais tempo de agonia e de vigilância total para impedir que o projeto seja aprovado na semana que vem, conforme sinalizou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Maia vem se colocando como ardoroso defensor da privatização do saneamento e tem buscando “limpar a pauta de votação” para abrir caminho à aprovação do PL 3261. Deixou de lado, inclusive, a discussão do projeto que trata da autonomia do Banco Central. Nesta quarta (4), disse que a votação do marco do saneamento deve acontecer na segunda (9), quando, tradicionalmente, votações importantes acontecem dias de terça e quarta na Câmara dos Deputados.

O projeto de privatização é de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), representante de uma poderosa empresa multinacional de refrigerantes no Brasil e que tem na água uma de suas matérias primas. Caso aprovado, ele extingue os contratos de programa firmado entre municípios e companhias estaduais, praticamente eliminando a possibilidade de sobrevivência dessas companhias.

Ao lado de sindicatos de todo o país, o Sindae manteve uma delegação de representantes em Brasília nesses primeiros dias da semana, ajudando na pressão e articulação contra o PL 3261. Várias reuniões foram feitas nos gabinetes de partidos da oposição para traçar estratégias de enfrentando à privatização. A semana que vem começa com mobilização (corpo a corpo) nos aeroportos de onde os deputados federais partem para Brasília.