Gota D'água

20º GRITO DA ÁGUA Número recorde de entidades vai participar.

10/03/2020

20º GRITO DA ÁGUA Número recorde de entidades vai participar.

Um número recorde de entidades e organizações assumiu o compromisso de participar do 20º Grito da Água, tradicional caminhada que marca a passagem do Dia Mundial da Água (22 de março) e que, este ano, será realizada no próximo dia 20, com concentração às 14 horas no Campo Grande e saída às 15 horas em direção à Praça Castro Alves. Está prevista uma nova reunião preparatória nesta quarta (11), às 18 horas, no auditório do Sindae. Serão discutidos assuntos ligados à animação da marcha, alegorias, logística etc.

O Grito da Água teve início em 2001 e desde lá se constitui na maior manifestação de rua do Brasil contra a privatização da água, contando sempre com a presença de milhares de pessoas. Este ano tem como tema “Nossas águas, nossa vida, nossa gente” como ponto de reflexão sobre a exclusão do acesso a água pela população pobre, que aumenta quando se privatiza esse bem essencial à vida, e também sobre o desperdício e a preocupante degradação dos mananciais hídricos, que tem levado à destruição de nascentes e rios.

Na segunda reunião preparatória, realizada no último dia 4, entidades e organizações também assumiram a co-responsabilidade pelo evento, como forma de ajudar o Sindae a preservar essa tradicional marcha que já se inclui na agenda política e cultural de Salvador e de várias cidades da Bahia. A reunião desta quarta, dia 11, assim como foram as anteriores, é aberta a qualquer organização alinhada ao tema de preservar a água como bem essencial à vida.

Ainda dentro da Semana da Água, está previsto um ato político cultural na Assembleia Legislativa da Bahia no próximo dia 17, às 14 horas, e uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador no próximo dia 19, às 8h30min.