Gota D'água

Sindicato toma várias medidas para proteger direitos da categoria na crise do coronavírus

07/04/2020

Sindicato toma várias medidas para proteger direitos da categoria na crise do coronavírus

Desde o primeiro momento em que a pandemia do coronavírus assumiu grau de risco na Bahia o Sindicato começou a tomar medidas visando proteger a saúde e a vida de trabalhadores e trabalhadoras do saneamento ambiental. Tão logo as autoridades sanitárias deram o sinal de alerta da doença no estado, foram solicitadas ações preventivas e protetivas da categoria junto às empresas e autarquias, fazendo uma série de recomendações e se colocando à disposição para discutir alternativas para viabilizar um trabalho de forma mais segura.

Uma das primeiras sugestões do Sindicato, adotadas nas empresas e autarquias, foi o pedido de liberação de trabalhadores (as) do grupo de risco (com mais de 60 anos ou com doenças crônicas) e a disponibilidade de álcool gel e equipamentos de proteção individual (EPI’s), incluindo máscaras. Também sugerimos a reintrodução da escala de 12 horas no turno de revezamento, criando mais uma opção de jornada para uso conforme a conveniência de cada local de trabalho, com o objetivo de reduzir as trocas de turno e a quantidade de deslocamentos de empregados (as) entre casa e empresa, diminuindo o risco de contágio no transporte público. Para reforçar essa medida, inclusive, foi solicitada prioridade para o fornecimento de transporte individual. Infelizmente, houve resistência em algumas gerências da Embasa na implantação dessas medidas.

Com o passar do tempo e a evolução da pandemia, o Sindicato reivindicou a colocação do maior número possível de trabalhadores (as) no serviço remoto, ou seja, na própria casa, também visando inibir o contágio das pessoas. No caso da Embasa, inclusive, apresentamos uma proposta de aditivo ao acordo coletivo para regulamentar o trabalho remoto (também chamado de teletrabalho ou home office). Orientamos ainda para que não fosse dado o “ciente” ao comunicado de férias caso não estivesse prevendo o pagamento de parcelas previstas no acordo coletivo.

Por último, diante da proibição de fazer reuniões e aglomerações para não propagar o vírus, o que dificulta realizar a campanha salarial, o Sindicato está propondo às empresas e autarquias a prorrogação dos atuais acordos coletivos pelo prazo de 120 dias, tempo que pode dar mais segurança para que sejam criadas alternativas às negociações num contexto mais favorável que o atual. Estamos aguardando resposta para essa proposta de manutenção da vigência das cláusulas, preservando os direitos e benefícios da categoria.

Desde os meados de março, algumas das medidas sugeridas às empresas e autarquias foram adotadas no serviço interno do Sindicato, como a colocação dos (das) trabalhadores (as) no serviço remoto. Desde então, a entidade funciona em regime de plantão para atender as demandas da categoria, sempre tendo um ou mais diretores presentes na sede. O Sindae adota plenamente a recomendação da Organização Mundial de Saúde e das autoridades sanitárias, que estabelece o isolamento social como medida fundamental para conter o avanço do coronavírus.

Aliás, por conta disso, a primeira medida adotada pelo Sindicato foi a suspensão do Grito da Água, maior evento de rua do mundo que celebra a passagem do Dia Mundial da Água (22 de março). Trata-se de uma caminhada que arrasta uma multidão pelo centro de Salvador e que tem como objetivo alertar para a importância da água como bem essencial à vida, cujo serviço deve se manter sob gestão pública, pois em mãos de empresários se transforma em fonte de lucro e exploração, colocando em risco a população.