Gota D'água

Tributo a Paulo Jackson, uma inspiração para a luta

19/05/2020

Tributo a Paulo Jackson, uma inspiração para a luta

Nesse momento em que o Brasil está sob brutal ataque de forças do retrocesso, que ameaçam reviver no país os piores momentos da nossa história, vale lembrar e homenagear o saudoso guerreiro Paulo Jackson Vilasboas, falecido em 19 de maio de 2000 num acidente de ônibus, que marcou época na luta pela redemocratização e contra a ditadura militar.

Morreu em pleno combate, pois estava a caminho para fazer uma palestra contra a venda da Embasa e a consequente privatização da água.

Paulo Jackson foi um dos fundadores do Sindae, assim como da Central Única dos Trabalhadores e do Partido dos Trabalhadores na Bahia. Exerceu uma liderança incomum na categoria, dirigindo assembleias históricas e conduzindo grandes vitórias contra a maior força política da época, o carlismo, que encabeçava o projeto de privatização da água. Foi admirado por aliados e opositores, atuando com integridade e coragem, sendo um obstinado guerreiro de todos os momentos.

Duas décadas depois, o exemplo deixado por Paulo Jackson é uma inspiração para que o Sindicato e a categoria, juntos, mantenham-se na luta por melhores condições de trabalho, por mais justiça social e democracia. Serve, também, para promover a união indispensável nesse momento em que precisamos, todos e todas, enfrentar o perigoso e invisível inimigo, o coronavírus, que vem assolando o mundo e o Brasil em particular.

Paulo Jackson, presente!