Gota D'água

Sindae lança Observatório para receber denúncias e divulgar novos procedimentos contra o coronavírus

23/05/2020

Sindae lança Observatório para receber denúncias e divulgar novos procedimentos contra o coronavírus

Oferecer um canal direto para a categoria encaminhar denúncias ao Sindicato e também ser informada de novos procedimentos é o objetivo do Observatório de Combate ao Covid-19 no Saneamento, que acaba de ser aberto pelo Sindae.

Isso se deve após diversas queixas de trabalhadores (as) sobre o descumprimento de normas de saúde e segurança pelas empresas e autarquias do setor, além do fato de que o enfrentamento da pandemia do coronavírus está exigindo uma atualização constante dessas normas. Você pode acessá-lo pelo nosso site.

O Observatório é para uso restrito dos (das) trabalhadores (as) em saneamento e se constitui em mais uma ferramenta de apoio à categoria,  juntando-se a outros suportes específicos criados para o combate à crise de saúde, como o aplicativo lançado pelo governo baiano, chamado de “Monitora”, disponível nas plataformas android e iOS.

Também existem informações disponibilizadas pela Secretaria de Saúde (veja em http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/coronavirus/), indicando onde buscar ajuda, explicando os sintomas da doença etc. Enfim, dicas valiosas. Além disso, tem o telefone 155, com ligação gratuita e pelo qual são oferecidas orientações sobre o corona. Se informe sempre por órgãos oficiais, evitando fake news, pois ela coloca a vida das pessoas em risco.

O Sindicato, inclusive, está preparando ofício para as empresas e autarquias do setor com novas recomendações mais atualizadas como medidas de proteção aos (às) trabalhadores (as).  Todo o esforço é valido para preservar vidas no momento em que a pandemia do coronavírus vem se acelerando em todos os lugares do mundo.

Na Bahia, já são cerca de 12 mil pessoas contaminadas, com 376 mortes, enquanto no Brasil os números expressam uma tragédia ainda maior: 310 mil casos, com mais de 20 mil mortos. Na Embasa, maior empresa do nosso setor, já foram confirmados mais de 20 casos.