Gota D'água

PPR 2019: mantenha sua contribuição, ela é fundamental em nossa luta

05/08/2020

PPR 2019: mantenha sua contribuição, ela é fundamental em nossa luta
Foto retirada do site APP Sindicato

A Embasa acaba de informar a liberação da primeira parcela do PPR 2019 para essa sexta, dia 7, devendo pagar a segunda parcela até 15 de setembro, conforme acordo firmado com o Sindicato. A empresa retardou ao máximo para cumprir sua obrigação, exigindo da categoria forte mobilização. Isso mostra o quanto é importante manter a união e ter o Sindicato forte para defender os interesses da categoria, exigindo muita reflexão sobre a conjuntura que estamos enfrentando.

A classe trabalhadora brasileira está passando por uma intensa e violenta onda de ataques contra conquistas e direitos históricos, convivendo com grave recessão econômica e uma ainda mais grave crise sanitária, que é a pandemia do coronavírus. A palavra que se repete à exaustão é ela mesma, crise, uma crise que gera uma explosão de desemprego e que amplia a fome, a pobreza e a desigualdade. A vida está cada dia mais difícil e o cenário do que vem pela frente não é nada animador. 
    
Não bastasse isso, os (as) trabalhadores (as) do saneamento ambiental estão em outra batalha de vida ou morte pela manutenção dos empregos, através da preservação das companhias estaduais. Essas empresas têm sido alvo de governos e dos grandes grupos financeiros, nacionais e internacionais, com o objetivo claro: privatizar os serviços para explorar a água como fonte de lucros.

Os sindicatos estão sendo a grande barreira para que a privatização em larga escala não tenha acontecido até agora. Com atuação elogiada por diferentes parlamentares, conseguiram derrubar duas medidas provisórias com esse objetivo, até que, num “acordão” do governo federal e um grupo de governadores, foi modificado o marco do saneamento, abrindo caminho para a venda das companhias estaduais. Mas a batalha continua: a lei tem vários dispositivos que ferem a Constituição Federal e está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal.

Temos assim uma batalha no campo judicial e ao mesmo tempo estamos dando sequência à batalha no campo político. Teremos eleições no final do ano e precisamos mobilizar e conscientizar candidatos a prefeito e vereador para a necessidade de manter os direitos dos municípios sobre os serviços de saneamento. Fazer com que também eles pressionem deputados e governadores para impedir a privatização. Aqui na Bahia, por exemplo, o governo defende a abertura do capital da Embasa e tem propostas de novas parcerias público-privadas.

Estamos relatando esses fatos para que você, trabalhador e trabalhadora do saneamento, mantenha a contribuição assistencial prevista no acordo do Programa de Participação nos Resultados, o PPR. É de 1,5% sobre o benefício, conforme aprovado por ampla maioria em assembleias feitas em diversas unidades da empresa em 2018. O acordo previa dois PPR’s, o daquele ano e o de 2019, que está sendo pago agora. Já sabemos o quanto será difícil construir um acordo para mantermos esse programa este ano.

Mesmo tendo sido aprovada em assembleia, quem discordar da contribuição pode comunicar o GPEP até o dia 24 deste mês. Mas, como já dito, essa é uma contribuição fundamental para a nossa entidade manter a luta, ajudando a refazer o caixa diante das despesas da campanha salarial, da campanha do próprio PPR, das incontáveis viagens de nossos dirigentes pelo estado para audiências e debates contra a privatização nos municípios, bem como das viagens a Brasília, na grande batalha travada no Congresso Nacional.

Muitos recursos serão exigidos para dar o enfrentamento em tantas frentes de batalha e a categoria precisa dar essa sustentação. A grave crise econômica que todos e todas enfrentamos tende a se agravar e o sindicato é o seu instrumento de defesa. Cabe a você mantê-lo vivo, numa luta que é de todos (as) e que está longe de acabar.