Gota D'água

Queda do PIB no Brasil e na Bahia: Dieese vê urgência na recuperação do emprego formal e da renda do trabalho

14/09/2020

Queda do PIB no Brasil e na Bahia: Dieese vê urgência na recuperação do emprego formal e da renda do trabalho

Alinhado com os indicadores das atividades econômicas relativos ao mês de julho deste ano, divulgados pelo IBGE, o Dieese lança seu Boletim Mensal de Conjuntura, registrando a queda no primeiro semestre do ano do Produto Interno Bruto - PIB – de 5,9% no Brasil e de 4,4% na Bahia.

O declínio do PIB do Brasil fica ainda mais acentuado quando se restringe o comparativo apenas ao segundo trimestre do ano, quando a queda do PIB brasileiro chega a 11,4% se comparado aos mesmos meses de 2019. 

Também nesse mesmo comparativo, o PIB da Bahia apresentou queda de 8,7% nos meses de abril, maio e junho desse ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Esses dados permitem um panorama do desempenho das economias (brasileira e baiana) para esse início de segunda metade do ano, além de ter uma noção mais clara dos impactos da pandemia da Covid-19 sobre os grandes setores da economia e do mercado de trabalho nos últimos meses.

Conforme o levantamento da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE, já são mais de um milhão de postos fechados no ano.  Diante desta situação, o Dieese alerta para a urgência na necessidade de recuperação do emprego formal e da renda do trabalho, uma vez que o nível de atividade econômica do país tem sido afetado negativamente com o consumo interno em baixa. Quanto ao mercado de trabalho, as pesquisas mostram um recuo tanto na ocupação como no total de desocupados.

Os índices de inflação, que servem de referência para as negociações salariais, subiram na data-base setembro de 2020, em relação à data-base imediatamente anterior (agosto de 2020), mas seguem abaixo da inflação da mesma data-base do ano passado (setembro de 2019). Nesse sentido, o Dieese avalia que, em tempos de crise e retração econômica, a recomposição salarial torna-se ainda mais fundamental para os trabalhadores recuperarem seu poder de compra. Além disso, índices de inflação em patamares mais baixos tendem a influenciar positivamente os resultados das negociações coletivas, a despeito de não ser o único fator determinante.

Atividade Econômica

Relacionados aos dados sobre a atividade econômica, em julho de 2020, na comparação com junho, a produção industrial registrou alta de 8,0% no Brasil e 11,1% na Bahia. Nas outras bases de comparação, contudo, a indústria segue em queda. Em relação a julho de 2019, houve que da de 3,0% na produção no Brasil e de 5,7% na Bahia. De janeiro a julho de 2020, foi registrado recuo de 9,6% na produção industrial brasileira e de 7,1% na produção baiana. Nos últimos 12 meses (agosto de 2019 a julho de 2020), a produção industrial ficou 5,7% menor no Brasil e diminuiu 5,6%na Bahia em relação ao mesmo período do ano anterior.

O volume de vendas do comércio varejista se recuperou em relação a junho de 2020, com crescimento de 5,2% no Brasil e 9,7% na Bahia em julho. Em relação a julho de 2019, as vendas cresceram 5,5% no Brasil, mas recuaram 2,7% na Bahia. De janeiro a julho de 2020, o comércio recuo 1,8% no Brasil e 10,1% na Bahia. Nos últimos 12 meses, as vendas ficaram praticamente estabilizadas no Brasil (0,2%), contudo recuaram 4,1% na Bahia.

O setor de serviços seguiu com resultados negativos em julho de 2020, exceto o desempenho do Brasil na comparação com junho, que ficou 2,6% maior. Na Bahia, houve recuo de 0,9% nesta mesma comparação. Em relação a julho de 2019, a variação foi negativa em 11,9% no Brasil e em 26,4% na Bahia. No acumulado do ano, a atividade de serviços recuou 8,9% no Brasil e – 18,0% na Bahia. De agosto de 2019 a julho de 2020 foi verificado recuo de 4,5% no Brasil e 11,8% na Bahia.