Gota D'água

Em tempos difíceis, Sindae alerta para cuidados na saúde mental dos funcionários

26/09/2020

Em tempos difíceis, Sindae alerta para cuidados na saúde mental dos funcionários
Foto retirada do blog vittude

Com os desmontes das estatais ocorrendo por todo o Brasil, a perda dos direitos trabalhistas por parte de seus funcionários, as demissões em massa que se anunciam, além de estarmos em período de plena pandemia da Covid 19, a saúde mental dos trabalhadores nunca foi tão exigida. 

Lembrando que estamos ainda no “Setembro Amarelo”, mês destinado à prevenção ao suicídio, campanha realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, cujo objetivo é reduzir o número de suicídios no Brasil. Segundo o site oficial da campanha, são 12 mil pessoas tirando suas próprias vidas todo o ano no país e um milhão por todo o mundo.  

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente – Sindae – está muito atento à questão, se solidarizando com os sindicatos que estão sofrendo com o sucateamento de suas estatais. 

Nessa semana, por exemplo, os funcionários dos Correios viram 50 de 79 cláusulas trabalhistas, benefícios conquistados pela classe em 35 anos de luta, serem retiradas em decisão do Tribunal Superior do Trabalho. 

No mesmo tocante segue o desmonte da Petrobrás. Só para se ter uma idéia, na terça-feira, 22 de setembro, foi informada a morte de um funcionário da Refinaria Landulpho Alves – RLAM. A Polícia Técnica ainda está investigando as causas da morte do funcionário. 

Logo que soube do ocorrido, o sindicato da categoria (Sindicato dos Petroleiros do Estado da Bahia – Sindipetro) se colocou à disposição para ajudar, acolhendo a família e os colegas do trabalhador, que se encontram emocionalmente abalados. 

A entidade sindical disponibilizou os serviços da sua assessoria jurídica e da sua assistência social para auxiliar e orientar todos que necessitem de apoio nessa circunstância tão difícil.

Além disso, o sindicato ainda fez algumas propostas, solicitando que fossem colocadas em prática, de forma imediata, a retomada dos atendimentos de psicólogos e de assistentes sociais na RLAM, como havia antigamente, quando esses profissionais faziam parte do quadro do RH e Saúde Ocupacional da empresa, prestando um serviço valoroso e necessário aos funcionários. Também pretende implementar ação mais incisiva nos próximos meses, disponibilizando um maior número de profissionais (psicólogos e assistentes sociais) para atender aos funcionários. 

O sentimento de medo, fracasso, angústia e até mesmo a pressão, humilhação e a depressão são comuns na vida de grande parte da população mundial. Somado a isso, o Sindae, solidário ao sindicato dos petroleiros, alerta para esses novos sentimentos que surgem na classe trabalhadora, com as incertezas desses tempos difíceis com os desmontes das empresas, perda de seus benefícios e possibilidade do desemprego. 

Nesse sentido, o Sindae ressalta que existem formas de lidar com essas questões e a mais importante delas é procurar ajuda.

Por isso, vem participando ativamente da Campanha “Setembro Amarelo”, deixando seus canais de comunicação a disposição dos funcionários, para garantir o acesso a atendimento psicológico e demais acompanhamentos de assistência social da empresa.

Se está precisando de ajuda ligue para Central de Valorização da Vida 188. #naofiquecalado #podemosteouvir