Gota D'água

Com quase 70% dos votos, Abelardo Oliveira é reeleito para representar os trabalhadores no Conselho de Administração da Embasa

09/10/2020

Com quase 70% dos votos, Abelardo Oliveira é reeleito para representar os trabalhadores no Conselho de Administração da Embasa

Em uma eleição bastante disputada entre quatro candidatos e em meio à pandemia do Covid-19, mais de dois mil trabalhadores (as) foram às urnas nos dias 7 e 8 de outubro para eleger o seu representante no Conselho de Administração da Embasa para o mandato 2020/2022.

A votação foi realizada através de sistema online e a apuração do resultado, que ocorreu no final da tarde do dia 8, consagrou a vitória maiúscula do atual representante Abelardo de Oliveira Filho, reeleito com 1.452 votos, 68,43% do total de 2.122 votantes. Abelardo recebeu mais que o dobro dos votos somados dos demais concorrentes, o que demonstra o apoio, a confiança e o reconhecimento do seu trabalho ao longo dos anos, tanto no Brasil, quanto na Bahia, na Embasa e no Conselho de Administração na defesa do saneamento público e universal. 

Em segundo lugar ficou Euvaldo Neto, com 348 votos (16,4%). A terceira colocada foi Silvana Teodoro, que obteve 198 votos (9,3%) e, em quarto lugar, ficou Benedito Tourinho, com 124 votos (5,8%). A eleição ocorreu com bastante tranquilidade, uma vez que a grande maioria dos trabalhadores votou remotamente através do site da Embasa na internet, registrando-se poucos eleitores nos pontos de votação presenciais nos locais de trabalho.

O representante reeleito, Abelardo de Oliveira Filho, foi um dos fundadores do Sindae junto com Paulo Jackson, já exerceu o cargo de coordenador geral do sindicato, foi dirigente de entidades do setor de saneamento, foi coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento ambienta, foi secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades, e presidente da Embasa por mais de 8 anos, período em que a empresa mais avançou  na busca da universalização dos serviços de água e esgoto e na valorização dos empregados e empregadas.

Atualmente é conselheiro do ONDAS - Observatório Nacional pelo Direito à Água e ao Saneamento, uma importante entidade em defesa da água e do saneamento como direito humano fundamental. Foi o coordenador de todo o processo de formulação, discussão e aprovação da lei 11.445/2007, considerada como o primeiro grande marco regulatório do saneamento básico no Brasil, e teve papel de destaque na luta contra as Medidas Provisórias 844 e 868, editadas no governo Michel Temer para privatizar o saneamento, e também contra o projeto de lei aprovado pelo congresso e recém sancionado pelo presidente Bolsonaro, que segue a mesma linha privatista das MPs de Temer.

Com essa vitória tão expressiva, Abelardo terá agora a tarefa de continuar representando os (as) trabalhadores (as) da empresa no Conselho de Administração num momento crucial, pois terá de enfrentar as pressões que existem dentro e fora da Embasa para abrir seu capital ou mesmo a venda direta das ações da empresa, além das famigeradas parcerias público-privadas, que só engordam o bolso dos empresários. Ou seja, há grande pressão para entregar o patrimônio do povo baiano para o mercado financeiro, que deseja avidamente privatizar a água e transformá-la em mercadoria para lucro de poucos em detrimento da maioria da sociedade. 

Será papel do novo representante no Conselho de Administração fazer o enfrentamento às iniciativas privatizantes com coragem, autonomia e independência, sendo que o companheiro Abelardo já demonstrou que está preparado para esse desafio e tem, mais uma vez, um imenso respaldo demonstrado pela categoria após essa eleição. Agora é hora dos (as) trabalhadores (as) se unirem em torno do seu representante, pois a luta só está começando.