Gota D'água

DIEESE elege primeira mulher para coordenar o seu escritório regional na Bahia

27/11/2020

DIEESE elege primeira mulher para coordenar o seu escritório regional na Bahia

Em assembleia regional ordinária, realizada na tarde desta quinta-feira (26/11), as entidades sindicais filiadas que compõem o DIEESE na Bahia elegeram, pela primeira vez em sua história, uma mulher para coordenar o escritório regional do departamento no Estado. A eleita foi a companheira Maria das Graças Gomes dos Santos Miranda, do Sindicato dos Bancários da Bahia. Esse fato histórico foi muito comemorado pelos presentes, que ressaltaram a importância de ter mais mulheres no movimento sindical e ocupando os espaços de poder.

O atual coordenador regional, o companheiro Grigorio Maurício dos Santos Rocha, do Sindae, foi escolhido pelos presentes para ser o secretário do ER-Ba nessa nova gestão, que se inicia em janeiro de 2021. Foram também renovados os mandatos do  Sindiquímica-Ba e da Fetim-Ba para compor a diretoria regional por mais três anos. 

Na assembleia foi realizada uma análise das dificuldades e avanços da atuação do Dieese neste ano de 2020, quando os técnicos do departamento e demais funcionários tiveram que trabalhar em regime de home office desde o mês de março em virtude da pandemia do Covid-19. A avaliação da direção foi muito positiva, pois todas as atividades previstas nos projetos foram executadas, foram desenvolvidas metodologias de formação a partir das tecnologias de comunicação à distância e mantido o apoio às negociações sindicais. Houve ainda um incremento importante da produção técnica da entidade diante da conjuntura, o que resultou em maior visibilidade para o departamento, em especial nas redes sociais e na mídia, tendo em vista a importância dos temas abordados para a classe trabalhadora.

Na assembleia foram aprovados ainda o plano de trabalho e a proposta orçamentária para o DIEESE-Ba para o ano de 2021. Dentre os objetivos aprovados para o próximo ano está o de ampliar a reflexão sobre o mundo do trabalho, priorizando temas sobre negociação coletiva, organização e financiamento sindical, futuro do sindicalismo e a importância do setor público.