Gota D'água

Sindae terá reunião nesta terça-feira (25) com o Secretário de Saúde Fábio Vilas Boas para tratar da vacina contra a COVID-19

22/05/2021

Sindae terá reunião nesta terça-feira (25) com o Secretário de Saúde Fábio Vilas Boas para tratar da vacina contra a COVID-19

Em reunião articulada com o Deputado Estadual Ubirajara Coroa (PT), mais conhecido como Bira Coroa, pelo ex-coordenador geral do Sindae Danillo Assunção e o ex-vereador de Salvador Gilmar Santiago, o Sindae terá reunião com o Secretário Estadual de Saúde Fábio Vilas Boas na próxima terça-feira (25) para tratar da inclusão dos trabalhadores (as) do saneamento ambiental no plano estadual de vacinação. 

No início do mês de abril o deputado Bira Coroa, solicitou oficialmente ao governador Rui Costa que fosse dada prioridade na vacinação para os trabalhadores (as) do segmento de abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado. O documento indicava a inclusão, no grupo de prioridades, dos trabalhadores do Saneamento Básico na vacinação, visando garantir que não haja descontinuidade na prestação desses serviços essenciais.

Essa é uma grande demanda da categoria que, junto com os profissionais de saúde, não interrompeu suas atividades em nenhum momento desde o início da pandemia e presta um serviço essencial para a saúde da população, pois garante o fornecimento de água para que as pessoas possam fazer a sua higiene, bem como garante a coleta, o tratamento e a destinação ambientalmente adequada do esgoto sanitário. Mesmo na hipótese de decretação de um lockdown, os (as) trabalhadores (as) do saneamento não poderão parar suas atividades, dada a essencialidade para a vida humana e para a saúde pública.

Ainda ontem (21) o sindicato ingressou com uma ação judicial buscando incluir a categoria do saneamento ambiental entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. A Ação Civil Coletiva corre no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, na 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, sob o número 8052710-08.2021.8.05.0001. 

A medida foi necessária porque o Governo Federal, o Governo do Estado da Bahia e as prefeituras municipais, até o momento, não incluíram a categoria como prioridade nos planos federal, estadual e municipais de vacinação, mesmo dependendo dos serviços de saneamento para funcionamento dos próprios órgãos de governo, inclusive dos hospitais que atendem a população atingida pela pandemia.

Contudo, espera-se que com essa reunião a SESAB (Secretaria Estadual de Saúde) tenha a compreensão, em que pesa a medida judicial já implementada, de incluir a categoria no plano de vacinação.