Gota D'água

Sindae participa de lançamento de projeto agroecológico para terreiros de Salvador e região metropolitana

08/01/2022

Sindae participa de lançamento de projeto agroecológico para terreiros de Salvador e região metropolitana

O evento de lançamento do projeto AWA PAIS RMS, que visa à implantação de unidades de produção agroecológica sustentável em 20 terreiros localizados em Salvador e em outros oito municípios da região metropolitana, aconteceu nesta sexta-feira (07/01) na Botica RHOL no Pelourinho e contou com a participação da Secretária Geral do Sindae, Nadilene Nascimento.

De acordo com a Associação AWA Ações Afirmativas, a ação tem como objetivo promover a inclusão social, gerar renda e melhorar a qualidade de vida dos povos das comunidades de terreiros de candomblé.

Serão produzidas e comercializadas hortaliças e leguminosas, além da criação e comercialização de aves. Trata-se de produções agroecológicas, ou seja, que se utiliza de técnicas e tecnologias com vista à sustentabilidade ambiental, preservando os recursos naturais e sem agredir o meio ambiente.

O programa tem o apoio do Governo do Estado através da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e contará com investimentos de mais de R$ 440 mil e foi idealizado pela bióloga e doutora em Desenvolvimento do Meio Ambiente, Sueli Conceição.

Veja a lista dos terreiros beneficiados:

Camaçari: Ilê Alaketu Axé Oju Omi, Terreiro Leci, Terreiro Toloya, Terreiro Omin Kushwenga e o Ilê Axé Nabeji Eruquere Adê

Candeias: Terreiro Oyá Tola

Lauro de Freitas: Terreiro Sítio de Paz, Terreiro Oyá Matamba, Ilê Axé Ópó Erinlé e Ilê Axé Obánã.

Mata de São João: Ilê Axé Oni Odé Tafarangi

Salvador: Terreiro Gantois, Ilê Axé Opô Afonjá, Terreiro Bate Folha e Terreiro Tafarodé

Pojuca: Casa do Mensageiro

Simões Filho: Ilê Axé Tombo Jitá

Vera Cruz: Ilê Axé Gun Wtakun Uzerê

Itaparica: Terreiro Babá Tuntun e Terreiro de Oyá