Gota D'água

CETREL e DAC apresentam proposta para fechamento do acordo coletivo

08/06/2022

CETREL e DAC apresentam proposta para fechamento do acordo coletivo

Em reunião virtual conjunta de negociação, realizada na manhã desta terça-feira (07/06), os representantes da Cetrel & Dac apresentaram proposta para fechamento dos acordos coletivos 2022/2024. As empresas propuseram a reposição integral da inflação medida pelo INPC/IBGE para a data base de 1º de maio, com a aplicação de 12,47% sobre os salários e demais benefícios de natureza econômica, como os auxílios creche, educação, por portador de necessidades especiais e funeral.

Embora a proposta garanta a reposição da inflação nos salários e benefícios, o Sindae cobrou das empresas o avanço em outras cláusulas que compõem a pauta de reivindicações aprovada pela categoria nas assembleias. Entre os pontos que ficaram de fora da proposta da empresa estão a implementação da cesta básica através de cartão eletrônico, a consolidação no acordo do pagamento das horas extras quando os empregados forem convocados pela empresa para cursos e treinamentos fora da sua jornal normal de trabalho, o parcelamento do percentual da coparticipação no plano de saúde quando exceder o limite de 10% do salário base mensal e o prêmio de férias.

Diante da proposta apresentada pelas empresas, o sindicato vai agendar visitas nos locais de trabalho para fazer uma avaliação das negociações junto à categoria e, em breve, vai marcar assembleia para que os (as) trabalhadores (as) da CETREL e da DAC possam deliberar pelo fechamento ou não do acordo coletivo.