Gota D'água

O que está em jogo com a eleição do (da) novo (a) representante dos (das) trabalhadores (as) no Conselho de Administração da Embasa

15/06/2022

O que está em jogo com a eleição do (da) novo (a) representante dos (das) trabalhadores (as) no Conselho de Administração da Embasa

Começou anteontem (13/06) e vai até esta quarta-feira (15/06) a eleição para escolha do (da) novo (a) representante dos (das) trabalhadores (as) no Conselho de Administração da Embasa - CONSAD, que conta com nove candidatos. Essa é uma eleição de fundamental importância para a luta que está sendo travada contra a privatização da Embasa e o (a) representante a ser escolhido (a) deve estar à altura desse desafio. 

Nos últimos anos o companheiro Abelardo de Oliveira Filho, atual conselheiro no CONSAD, teve papel fundamental no enfrentamento às tentativas de destruição do patrimônio da Embasa, seja através da entrega das ações da empresa à Bahiainvest (fundo de investimentos do estado da Bahia), da abertura de capital ou de Parceria Público-Privada em Feira de Santana. 
 
Pelo seu vasto conhecimento técnico e experiência na área de saneamento, inclusive da legislação, além do compromisso de longos anos de luta contra a privatização da água, Abelardo nesses últimos anos fez grandes embates, elaborou pareceres e documentos que deram enormes subsídios à luta contra a privatização da companhia. 

A Embasa ainda segue com o seu futuro incerto e com sérios riscos de privatização, portanto, é muito importante que o (a) novo (a) representante dos (das) trabalhadores (as) no Conselho de Administração tenha plenas condições de “peitar” a direção da Embasa e o governo do Estado contra qualquer tentativa de retrocessos, devendo ter assim uma voz firme e combativa. Para tanto, ele (ela) precisa estar preparado, o que significa ter história de defesa do saneamento público, estar qualificado (a) tecnicamente e, sobretudo, ter independência e coragem para enfrentar os embates que certamente virão. Estes são os requisitos fundamentais que verdadeiramente interessam aos empregados (as) da Embasa e à sociedade baiana, que é a luta intransigente contra a privatização da Embasa, pelo seu fortalecimento enquanto empresa pública e pela consolidação do abastecimento de água e do saneamento básico como direitos humanos essenciais.

É importante destacar que a lei n ° 12.353/2010, que dispõe sobre a participação de empregados (as) nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista, impede que estes (estas) conselheiros (as) participem de quaisquer discussões e deliberações sobre assuntos que envolvam relações sindicais, remuneração, benefícios e vantagens, inclusive matérias de previdência complementar e assistenciais. De acordo com a lei, essas situações seriam classificadas nas hipóteses de conflito de interesses. 

Embora o (a) representante não possa participar de assuntos que envolvam relações trabalhistas, ele (ela) terá um enorme desafio pela frente, que é a luta contra o sucateamento da Embasa e destruição do patrimônio público com a sua privatização. Isso porque é no Conselho de Administração onde são tomadas as decisões mais amplas e estratégicas que definem os rumos da empresa, impactando diretamente na vida de trabalhadores (as) e também da sociedade baiana, com efeitos sobre o presente e o futuro de todos (as).

A votação se encerra às 16:00h desta quarta-feira (15/06), devendo a comissão eleitoral se reunir nesse horário na sede da empresa, no CAB, para proceder a apuração dos votos e proclamar o resultado do pleito. O Sindae deseja sorte a todos (as) e que o (a) melhor candidato (a) seja eleito para representar bem o conjunto da categoria no CONSAD.