Gota D'água

Na quarta reunião de negociação BRK Jaguaribe faz nova proposta para fechamento do acordo coletivo

20/06/2022

Na quarta reunião de negociação BRK Jaguaribe faz nova proposta para fechamento do acordo coletivo

Na quarta reunião virtual de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT 2022/2024, realizada na manhã desta segunda-feira (20/06), a BRK Jaguaribe apresentou uma nova proposta para fechamento do acordo. Se antes ela havia proposto a aplicação de 9% para salários e benefícios, o que geraria uma grande perda salarial para a categoria e por isso foi prontamente rejeitado pelo sindicato na mesa, dessa vez a empresa propôs a aplicação do percentual de 12,13%, correspondente ao IPCA/IBGE para a data base de maio de 2022, sobre os salários e demais benefícios, mas sem incluir nenhuma cláusula nova no acordo.

Embora a proposta apresentada pela empresa signifique um avanço em relação à anterior, que era muito ruim, o sindicato deixou claro que não aceitaria a mudança do índice de negociação. Há anos, desde o início das operações da empresa na Bahia, o sindicato sempre utilizou como referência para reposição salarial o INPC/IBGE, considerado mais adequado para medir a inflação ao consumidor. Nos últimos doze meses o INPC para a data base de 1º de maio de 2022 ficou em 12,47%.

Além do índice, o sindicato reiterou que pretende buscar ganho real de salário e mais avanços nos benefícios, o que também significa a inclusão de cláusulas novas no acordo. A postura firme do sindicato está baseada na análise dos números financeiros da BRK Jaguaribe, uma empresa que tem uma margem EBITDA acima da média do mercado e estabilidade em sua atividade econômica, por se tratar de uma PPP com a Embasa que tem várias garantias de sustentabilidade do negócio.

Como não houve consenso na mesa, ficou definido que a empresa vai encaminhar a proposta por escrito via ofício e que, da mesma forma, o sindicato irá oficializar uma contraproposta. Para continuidade das negociações, ficou agendada a quinta rodada virtual de negociação para o dia 07 de julho, às 10:00h.