Gota D'água

Atividades no auditório do Sindae estão suspensas por conta do aumento de casos de Covid-19

06/07/2022

Atividades no auditório do Sindae estão suspensas por conta do aumento de casos de Covid-19

A diretoria executiva do Sindae decidiu ontem (05/07) suspender todas as atividades no auditório da sede da entidade por um período de 20 dias.

A decisão, que visa proteger os (as) funcionários (as) do sindicato ao evitar aglomerações na sede, foi tomada devido ao enorme aumento do número de casos de Covid-19 na Bahia após as festas juninas, o que também tem ocasionado o crescimento acelerado da ocupação de leitos de UTI, que chegou ontem a 68% em Salvador, atingindo até 100% em algumas cidades do interior, a exemplo de Jequié. Além disso, a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil quase dobrou nos últimos 30 dias, chegando a mais de duzentos óbitos diários.

Além da suspensão das atividades no auditório, que será reavaliada após o prazo de 20 dias, a direção do Sindae também já havia retomado o uso obrigatório de máscaras para funcionários (as), diretores (as) e visitantes nas dependências da sede da entidade, além de manter outras medidas preventivas no dia a dia.

Da mesma forma, o sindicato tem cobrado que as empresas e autarquias da categoria voltem a adotar medidas de prevenção contra o Covid-19. O sindicato recomenda que os (as) trabalhadores (as) sigam à risca os protocolos necessários, usem máscaras adequadas (N95 ou PFF2) em locais com aglomeração de pessoas, façam regularmente a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, mantenham o distanciamento social e tomem a terceira e quarta doses da vacina. 

É importante lembrar que as crianças abaixo de cinco anos ainda não foram vacinadas e hoje estão em situação de maior fragilidade. Segundo dados da Fiocruz, desde o início da pandemia a Covid-19 matou duas crianças abaixo de cinco anos por dia no Brasil. Esse dado alarmante desconstrói a crença de que elas seriam menos suscetíveis à doença.

É necessário que as diretorias das empresas e autarquias assumam uma postura responsável e proativa nesse momento, uma vez que o crescimento de casos de Covid-19 também tem se verificado nos ambientes laborais. Os casos suspeitos devem ser afastados imediatamente ou colocados em trabalho remoto até a confirmação ou não do diagnóstico, devendo se fazer os testes RT-PCR o quanto antes, dentro dos prazos recomendados pelas autoridades de saúde.