Gota D'água

Nota do Sindae sobre as assembleias da categoria na Embasa nesta semana 

07/08/2022

Nota do Sindae sobre as assembleias da categoria na Embasa nesta semana 

Apesar dos vários avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT da Embasa deste ano no que diz respeito às redações das cláusulas e da nova proposta colocada pela empresa de aumento nos salários base e benefícios de 8,5% (ante 8% da proposição anterior) mais R$ 200,00 nos salários base dos (das) seus (suas) trabalhadores (as), 12,47% no Vale Alimentação (ante 8% da anterior) e extensão do percentual de 8,5 para os demais benefícios, o Sindae considera que ainda existe espaço para avançar nos valores das cláusulas econômicas, em especial no reajuste salarial.

Como ficou claro nas assembleias anteriores, mesmo essa nova proposta sendo melhor que a precedente, ela representaria um impacto na folha inferior ao INPC, o que significa que a diretoria da Embasa ainda tem margem para avançar, e nesse tempo o sindicato tem trabalhado para isso, havendo, inclusive, uma sinalização da Embasa no sentido de aumentar esses percentuais. Se os trabalhadores tivessem aprovado a proposta anterior, teriam amargado um imenso prejuízo.

É importante deixar claro que não há possibilidade de recuar no valor de R$ 200,00 incorporados ao salário, pois existe esse compromisso firmado por parte da empresa, bem como o de garantir a aplicação do INPC (12,47%) sobre o Vale Alimentação. Também não há risco de mediação no MPT ou dissídio coletivo na justiça, uma vez que a negociação está evoluindo sem entraves.

No último mês a categoria foi surpreendida com a decretação pela Embasa de um regime de contingenciamento. De acordo com a empresa, isso se deu principalmente em devido à frustação da entrada de recursos relativos à imunidade tributária. Esse imbróglio atrapalhou o processo de negociação e a empresa pediu mais tempo para apresentar uma proposta econômica mais condizente com as expectativas dos (das) trabalhadores (as). 

Com a decisão judicial proferida no último dia 29 de julho, mas disponibilizada nesta sexta-feira (05/08) no sistema eletrônico da justiça, que determinou um prazo de quinze dias para que a Caixa Econômica Federal - CEF disponibilize na conta da Embasa o dinheiro depositado em juízo a título dos depósitos judiciais do processo de imunidade tributária que a empresa passou a ter direito, a Embasa deve reverter o contingenciamento imposto no último mês, o que melhora muito a possibilidade de avanço na negociação do acordo coletivo.

Portanto, a melhor estratégia para os trabalhadores neste momento é rejeitar essa proposta e voltar para a mesa de negociação, mas aumentando a pressão no sentido da empresa consolidar uma proposta ainda melhor que a atual na próxima semana.

As assembleias da categoria começam amanhã (08/08) e seguem até sexta-feira (12/08). Vamos à luta!