Gota D'água

Trabalhadores (as) da Embasa entram em greve em todo o estado nesta quinta (18/08)

13/08/2022

Trabalhadores (as) da Embasa entram em greve em todo o estado nesta quinta (18/08)

Nas 49 Assembleias Gerais Extraordinárias que ocorreram na capital e interior do estado desde a última segunda-feira (08/08), e que se estenderam até à tarde desta sexta-feira (12/08), os (as) trabalhadores (as) da Embasa, por ampla maioria, aprovaram uma greve da categoria para o próximo dia 18. Essa será uma parada das atividades da empresa por 24 horas em todo o estado em sinal de advertência, mas que poderá evoluir para mais paralisações caso as negociações do ACT não andem. 

A iniciativa é um forte recado da categoria em razão da falta de empenho da Embasa para trazer finalmente uma proposta de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT que atenda às expectativas justas dos (das) seus (suas) empregados (as). É bom lembrar que a última proposta apresentada pela empresa tem um impacto na folha inferior ao INPC, o que significa que a diretoria da Embasa ainda tem uma boa margem para avançar, e nesse tempo o sindicato tem trabalhado para que esse avanço aconteça. Isso porque não é aceitável que a empresa queira insistir em sacrificar ainda mais os (as) seus (suas) trabalhadores (as).

Destaque-se que a Embasa é totalmente independente do “caixa” do estado e nos últimos anos tem obtido resultados financeiros muito significativos, tendo uma situação econômica confortável, inclusive nesse período de pandemia, em consequência da total dedicação e comprometimento da sua força de trabalho. 

Com a conclusão dos resultados das Assembleias, onde cerca de 90% dos (das) trabalhadores (as) rejeitaram a última proposta apresentada pela empresa para fechamento do ACT, ainda nesta sexta-feira, o Sindae encaminhou ofício à Embasa informando da decisão soberana da categoria. No mesmo documento o sindicato fez questão de dizer da importância da presença do presidente, Rogério Cedraz, na próxima reunião de negociação, para uma tentativa de um melhor desfecho possível para esta campanha salarial.  

Caso haja uma evolução na negociação e a Embasa apresente uma nova proposta, que seja digna de avaliação da categoria, o Sindae chamará imediatamente novas assembleias ainda na próxima semana. 

A reunião de negociação está prevista para ocorrer às 15 horas de terça-feira (16/08).