Gota D'água

Reunião com a Embasa termina sem avanços e paralisação está mantida nesta quinta-feira 

16/08/2022

Reunião com a Embasa termina sem avanços e paralisação está mantida nesta quinta-feira 

Em reunião de negociação realizada na tarde desta terça-feira (16/08) entre representantes da Embasa e do Sindae, apesar dos avanços nas discussões de redação das cláusulas e com compromissos firmados na mesa para na análise de algumas pendências relativas, a empresa não apresentou nenhuma mudança em relação aos valores das cláusulas econômicas. 

A categoria aguardava com bastante ansiedade que a Embasa finalmente pudesse apresentar uma nova proposta, conforme vem sinalizando para o sindicato, que atendesse as reivindicações justas dos (das) trabalhadores (as), uma vez que, até aqui, as propostas para as cláusulas econômicas estão ainda distantes do aceitável. 

Na semana passada os (as) trabalhadores (as) da Embasa, por ampla maioria, nas 49 Assembleias Gerais Extraordinárias que ocorreram na capital e interior do estado, aprovaram uma paralisação de advertência para a próxima quinta-feira (18/08), em razão da falta de empenho da Embasa para trazer finalmente uma solução para a conclusão das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT. 

O Sindae tem reforçado que a empresa não depende do “caixa” do estado e que tem obtido nos últimos anos resultados financeiros significativos, inclusive nesse período de pandemia, tendo até então uma situação econômica confortável, mesmo diante dos desafios impostos pela alteração do marco legal do saneamento. 

Caso a Embasa continue a insistir em mais protelações, a categoria não terá alternativa, além da paralisação desta semana, de evoluir para mais paralisações.

Apesar da frustração, foram firmados compromissos objetivos na mesa para resolver de forma administrativa a situação do transporte e a empresa ficou de analisar as propostas do sindicato para isenção de coparticipação para os filhos com deficiência e o pagamento da hora repouso alimentação suprimida para o pessoal de campo. Além disso, o sindicato manteve a reivindicação de ampliação do limite do anuênio para 45 anos e não abriu mão da vigência de dois anos para o novo acordo coletivo, o que é uma das primeiras preocupações da categoria diante do conturbado cenário eleitoral do estado.

Essa é uma das negociações de Acordos Coletivos das mais complexas dos últimos anos, e a categoria tem mostrado muita maturidade e união diante dos desafios que estão lançados na busca por melhores condições salariais. Todos (as) precisam participar ativamente da paralisação do dia 18 e se permanecer mobilizados. Caso surja algum fato novo, o sindicato informará no site da entidade e em suas redes sociais. Fiquem ligados (as).

Vamos à luta!