Gota D'água

Nova Diretoria do Sindae inicia o Planejamento Estratégico trienal da categoria

13/01/2023

Nova Diretoria do Sindae inicia o Planejamento Estratégico trienal da categoria

Começou nos dias 10 e 11 de janeiro, sob a coordenação do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o Planejamento Estratégico da Nova Gestão do Sindae para o triênio 2022/2025.  

Essa parceria com o DIEESE tem mais de duas décadas e orienta as ações do sindicato a partir da metodologia chamada Planejamento Estratégico Situacional – PES, desenvolvida pelo economista chileno Carlos Matus. Esse método trabalha com a perspectiva de solucionar um conjunto de problemas identificados que impactam em determinados (as) atores (a) sociais, no caso os (as) trabalhadores (as) do saneamento ambiental e a sua interface com a sociedade.

Nessa primeira etapa, que aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes – CTL, no bairro de Itapuã, em Salvador, foram realizados diagnósticos sobre a atual situação da categoria na CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia), nos SAAEs (Sistema Autônomos de Água e Esgoto), nas Empresas Privadas, na EMASA e na Embasa, bem como a identificação dos nós críticos. Após essa fase preliminar, será realizada a segunda etapa no início de março, quando será feita a construção de um plano de trabalho a partir do detalhamento das ações que comporão o Plano Estratégico da gestão da entidade para os próximos três anos.

Dentro da programação da atividade foi apresentado um balanço do cumprimento das ações do planejamento anterior (2019/2022), com destaque para a luta bem sucedida contra a privatização da Embasa e SAAEs e a preservação e ampliação de direitos, mesmo diante dos últimos anos de governos autoritários e abertamente inimigos da classe trabalhadora, da pandemia e de ausência de investimentos para o setor de saneamento com a finalidade de enfraquecer e destruir as empresas públicas. Tempos difíceis, mas que exemplarmente foram superados com a união e compreensão politica da categoria. 

Em relação ao futuro, dentre os principais desafios da categoria identificados pelos Representantes e Diretores de base presentes ao encontro e que vieram de todas as regiões do Estado da Bahia, estão a necessidade da preparação do Sindae para novas lutas contra as Privatizações, seja através das Parcerias Público-Privadas – PPPs ou Concessões, a melhoria das condições de Saúde e Segurança dos (das) Trabalhadores (as) e maiores avanços para a categoria através dos seus Acordos Coletivos de Trabalho - ACT.