Gota D'água

Trabalhadores (as) dos setores de Água e Energia do Nordeste realizam planejamento conjunto

20/01/2023

Trabalhadores (as) dos setores de Água e Energia do Nordeste realizam planejamento conjunto

Foi realizando nestes dias 18 e 19 de janeiro em Aracaju, capital do estado de Sergipe, um grande encontro da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste - FRUNE, que reúne sindicatos dos (das) trabalhadores (as) dos setores de Água e Energia. 

O objetivo do encontro regional foi realizar o planejamento da FRUNE para os próximos anos, principalmente em relação às estratégias de combate à privatização da água e das empresas do setor elétrico e, ainda, como será a atuação da Federação nos Acordo e Convenções Coletivas de Trabalho Estaduais e Interestaduais. 

Representando o Sindae estiveram presentes Fernando Biron - Diretor da Região Metropolitana de Salvador, Orlando Pereira dos Santos - Diretor de Políticas Sociais e Institucionais, Luiz Geovane Andrade Santana - Diretor de Formação Sindical, Cultura, Política e Estudos Socioeconômicos, que também é Diretor de Saneamento da FRUNE.

Nos dois dias de evento ocorreram debates e diagnósticos sobre as conjunturas políticas nacional, regional e locais, e seus possíveis impactos nos setores de energia e saneamento, bem como os desafios de combater as privatizações em curso. 

Além dos (das) dirigentes sindicais, estiveram presentes no evento o ex-deputado Fernando Ferro - PT, o deputado Federal de Sergipe João Daniel - PT, entre outras figuras da militância política. Os (as) participantes se organizaram em dois Grupos de Trabalho - GT para apresentar proposições para os problemas mapeados.