Gota D'água

Sindae participa de debate sobre direito à Água e ao Saneamento em Fórum Social Mundial

29/01/2023

Sindae participa de debate sobre direito à Água e ao Saneamento em Fórum Social Mundial

Organizado por movimentos sociais de vários países, o Fórum Social Mundial – FMS, que tem como objetivo a formulação de ideias alternativas com vista a contribuir para uma transformação social global, não poderia deixar de abordar, nos seus seis dias de conferência, o acesso ao direito à água e ao saneamento.

O debate sobre saneamento ocorreu no segundo dia do evento (24/01) e contou com a participação do coordenador de Comunicação do Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS Marcos Heleno Montenegro, do presidente do Sindiágua - RS Arilson Wunsch, de parlamentares, movimentos sociais e de representantes de Confederações, Federações e sindicatos de trabalhadores (as) da área de saneamento ambiental. O Sindae também se fez presente com a participação do diretor de Ralações Institucionais e Políticas Sociais e secretário de Meio Ambiente da CUT - BA Orlando Santos, que participou das principais atividades e mesas temáticas realizadas no Fórum.

Os (as) palestrantes fizeram um histórico sobre ataques às empresas públicas desde o golpe contra a ex-presidenta Dilma e para a necessidade de se modificar as distorções trazidas pelo chamado Novo Marco Legal do Saneamento, que é a Lei 14.026/2020 que foi criada com o intuito principal de promover a privatização generalizada da água no país.

O FSM foi realizado entre os dias 23 e 28 de janeiro na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - RS, com o tema "outro mundo é possível”, recebendo expositores, lideranças e debatedores das principais questões relacionadas às políticas públicas inclusivas no Brasil e no mundo.

No final da tarde do dia 24 (quarta feira), os (as) participantes do Fórum fizeram uma grande Marcha Pela Democracia que partiu do Mercado Municipal, que fica no Centro de Porto Alegre, até a Assembleia Legislativa. Na manisfestação foram abordadas a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan e também a revisão do Novo Marco do Saneamento.