Gota D'água

Embasa manda criar Planos de Emergência Contra Incêndios para todos os almoxarifados. Sindae vai fiscalizar

04/02/2023

Embasa manda criar Planos de Emergência Contra Incêndios para todos os almoxarifados. Sindae vai fiscalizar

Após o incêndio no dia 20 de janeiro último, que atingiu o Almoxarifado Central da Embasa, localizado no bairro do Cabula, em Salvador, a empresa finalmente resolveu determinar a criação de Planos de Emergência Contra Incêndios para todos os seus almoxarifados, em despacho da presidência nesta quarta-feira (01/02). Embora tenha causado um prejuízo milionário à Embasa, felizmente o incêndio não deixou nenhuma vítima, apenas danos materiais. Na sequência do acidente o Sindae divulgou uma matéria no site (aqui) em que novamente cobrou os planos de contingência e emergência para cada local, de acordo com o grau de risco apresentado. 

É importante que se diga que o incêndio ocorrido no Cabula expõem apenas uma pequena fração do que é falta de preparação da Embasa para prevenir acidentes em seus locais de trabalho. O sindicato também chamou a atenção para que houvesse mais investimentos e prioridade em relação à Saúde e Segurança do Trabalho – SST na empresa, que nos últimos anos tem terceirizando os profissionais da área e em alguns locais eles (elas) nem existem, como é o caso do Parque do Cabula onde fica o almoxarifado central. Outra grande carência é a falta de integração de equipes técnicas de várias áreas para levantar as demandas e encaminhar as resoluções pertinentes para elaboração, planejamento e construção de locais de trabalho salubres e seguros. 

Nunca é demais lembrar que a Embasa assinou um Acordo com o Ministério Público do Trabalho – MPT, após condenação em Ação Civil Pública, em que se comprometeu a cumprir e fazer cumprir 72 itens e 22 subitens das Normas Regulamentadoras - NRs, que versam sobre a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho. A cada item não cumprido a Embasa pode ser obrigada a pagar uma multa de pelo menos R$ 10 mil em cada local que esse descumprimento for observado. 

Embora a promessa da Embasa em criar os Planos de Emergência Contra Incêndios para todos os almoxarifados, o Sindae vai cobrar um cronograma de implementação e fiscalizar a sua execução. 

Vamos à luta!