Gota D'água

Profissionais da Segurança do Trabalho da Embasa reclamam por falta de veículos e condições de trabalho

14/03/2023

Profissionais da Segurança do Trabalho da Embasa reclamam por falta de veículos e condições de trabalho

Um problema que não vem de hoje e atinge profissionais Técnicos (as) de Segurança do Trabalho, tanto da capital quanto do interior do estado, é com certeza a questão da falta de transporte para realização das atividades básicas de inspeção, fiscalização e monitoramento dos riscos nos diversos ambientes de trabalho da Embasa. Esses (essas) trabalhadores (as) com frequência se sujeitam a ter que se utilizar de “caronas” para poderem realizar viagens às localidades onde estão as instalações da empresa, o que faz com que o seu trabalho fique comprometido. Outra grande reclamação é a falta de investimentos suficientes para a área.  

Na tarde desta segunda-feira (14/03) o Sindae esteve reunido com o gerente de Segurança e Medicina do Trabalho - GPES Danillo Libarino Assunção para cobrar providências sobre a necessidade de melhorias nas condições de trabalho desses profissionais, tanto sobre a disponibilização de veículos quanto na estruturação de equipes interdisciplinares para levantamentos das demandas e encaminhamento das ações pertinentes para construção de locais de trabalho mais salubres e seguros. De acordo com Danillo, cabe às gerências das Unidades Regionais da Embasa disponibilizar todas as condições necessárias à realização das atividades dos Técnicos (as) de Segurança do Trabalho, além de ser a responsável direta pelas intervenções de engenharia e patrimoniais para atendimento das Normas de Segurança do Trabalho. No caso específico da GPES compete a orientação, o direcionamento e o acompanhamento técnico das ações que são desenvolvidas.   

Assunção informou ainda que está marcada para esta quarta-feira (15/03) uma reunião da Gerência de Gestão de Pessoas – GPE, GPES  e os gerentes de Suporte das Unidades Regionais da Embasa, onde essas cobranças levantadas pelo sindicato também serão colocadas.

É sempre bom relembrar que a Embasa tem um Acordo assinado com o Ministério Público do Trabalho – MPT, após condenação em ação civil pública, em que se comprometeu a cumprir e fazer cumprir 72 itens e 22 subitens das Normas Regulamentadoras - NRs, que versam sobre a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho, cujos descumprimentos foram levantados pela fiscalização do MPT, que encontrou graves irregularidades. Até o momento a empresa vem cumprindo muito parcialmente essas obrigações, que pode ensejar multa de pelo menos R$ 10 mil por item não cumprido.