Gota D'água

Sindae na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2023 - CANPAT

02/06/2023

Sindae na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2023 - CANPAT

O Sindae esteve presente nesta quarta-feira (31/05) na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2023 - CANPAT, realizada pela Superintendência Regional do Trabalho da Bahia - SRT. O objetivo é discutir as condições de saúde e segurança dos (as) trabalhadores (as) de todas as categorias, para que se possa avançar e garantir direitos e condições de trabalho dignas através da promoção de uma cultura prevencionista de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

A CANPAT, existente desde 1971, trouxe para este ano uma temática binária mais ampla, que é a Segurança e Saúde do Trabalho como Princípio e Direito Fundamental e os Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho.

A questão dos riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho tomou uma dimensão ainda maior no período pós-pandemia, sendo uma discussão estabelecida mundialmente pela Organização Internacional do trabalho – OIT, que é uma agência multilateral da Organização das Nações Unidas – ONU. Esta ação tem como estratégia a conscientização da sociedade sobre os riscos psicossociais que se revelam através de violências e assédios, em contraposição aos compromissos de promoção ratificados pelo Brasil da Convenção fundamental nº 187 – Marco Promocional da Segurança e Saúde no Trabalho e da Convenção técnica nº 190 – Eliminação da Violência e Assédio no Mundo do Trabalho.

Na ocasião, o Sindae esteve representado pelo Diretor de Políticas e Relações Sindicais, Orlando Pereira dos Santos, o Diretor de Base do Sindae e Técnico de Segurança do Trabalho – TST da Embasa no parque da Bolandeira, Fábio Alan, a Diretora de Base do Sindae e TST da Embasa no parque do UML, Andreia de Jesus, bem como os (as) TSTs da Embasa Cristiano, Andreia, Mirna e Selma, esta representando a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. Todos estes (estas) trabalhadores (as), por último citados (as), são lotados no parque da Bolandeira.