Gota D'água

5 DE JUNHO É DIA DE LUTA PELO MEIO AMBIENTE

05/06/2023

5 DE JUNHO É DIA DE LUTA PELO MEIO AMBIENTE

Por Julliano Falcão Ribeiro 
Representante do Sindae no Conerh

Dia 05 de junho, o “Dia do Meio Ambiente”, é uma ocasião importante para destacar a urgência da proteção e preservação do nosso planeta. A crise ambiental global causada pelo capitalismo trouxe desafios sem precedentes para a humanidade, particularmente na forma das mudanças climáticas. Sua natureza exploradora, baseada na extração de recursos naturais e na busca do crescimento ilimitado, não leva em conta as consequências ambientais. Neste dia, destacamos a importância da organização da classe trabalhadora para enfrentar a crise ambiental global causada por um modelo de desenvolvimento que historicamente prioriza o lucro sobre o bem-estar das pessoas e do planeta.

O Sindae, como sindicato cidadão, compreende o poder da ação coletiva e da solidariedade. Temos uma longa história de colaboração com outras organizações da sociedade civil, grupos ambientalistas e comunidades para abordar diversas questões sociais e econômicas. Essas organizações, representando diversos interesses e preocupações, têm sido fundamentais para aumentar a conscientização, impulsionar ações e responsabilizar governos e empresas por seus impactos no planeta.

Para ampliar as vozes da classe trabalhadora e buscar a garantia que nossas preocupações e necessidades sejam ouvidas e levadas em consideração nas políticas públicas, o Sindae tem expandido seu compromisso de representar a sociedade civil em diversos órgãos colegiados no nosso estado e nacionalmente.

Hoje, nossa entidade atua como instrumento da participação popular e controle social nos principais órgãos do estado, como: Conselho Estadual de Meio Ambiente; Conselho Estadual de Recursos Hídricos; Conselho das Cidades; Fórum Baiano de Mudanças Climáticas e Biodiversidade; Comitês de Gestão de Bacias Hidrográficas (Paraguaçú, Recôncavo Norte, Salitre, Lago do Sobradinho, entre outras); Fórum Pelo Fim dos Lixões; comitês de gestão de áreas de proteção ambiental, conselhos municipais de meio ambiente, entre outros. 
Acreditamos que, por meio da ação coletiva, os (as) trabalhadores (as) podem exigir mudanças que priorizem um modelo de desenvolvimento sustentável, isso inclui a defesa de regulamentações mais rígidas para o setor privado no uso de recursos naturais e a transição para fontes de energia renováveis. 

Ao defender a justiça ambiental e uma sociedade menos desigual, o Sindae apoia a luta pelos direitos de comunidades indígenas, quilombolas, fundo e fecho de pasto, atingidos por barragens e os movimentos populares urbanos. 

Acreditamos que os movimentos do campo estão enraizados na conexão íntima entre as comunidades e seus ecossistemas circundantes. Pequenos agricultores familiares, grupos indígenas e povos rurais possuem conhecimentos tradicionais valiosos e práticas sustentáveis que contribuem para a proteção ambiental. Os movimentos sociais da cidade, por outro lado, podem alavancar seu conhecimento de infraestrutura urbana e mecanismos políticos para defender o planejamento urbano sustentável, energia renovável e transporte público.

Saudações neste importante dia do meio ambiente! Como uma organização dedicada a lutar pelos direitos sociais da classe trabalhadora, o Sindae reconhece o vínculo crítico entre a proteção ambiental e o bem-estar dos (as) trabalhadores (as). Hoje, vamos nos unir em nosso compromisso com práticas mais sustentáveis, políticas equitativas e oportunidades justas para todos (as). Juntos (as) podemos criar um futuro onde a justiça ambiental e os direitos dos (as) trabalhadores (as) andem de mãos dadas. 

Feliz Dia do Meio Ambiente!