19/09/2023
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (18/09), na sede do Sindae, em Salvador, com Operadores de Sondas e de Equipamentos de Bombeio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), o sindicato voltou a receber diversas reclamações e denúncias em função das más condições em relação ao trabalho de campo da empresa, principalmente no que diz respeito à higiene e as inadequações nos dormitórios coletivos da Cerb, os chamados contêineres.
Além de não cumprir o que estabelece o item 18.5 da Norma Regulamentadora - NR 18 (Condições de Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção), que estabelece para as áreas de vivência condições mínimas de segurança, de conforto e de privacidade, com frequência, os contêineres são instalados no meio do mato e os trabalhadores ficam extremamente vulneráveis à violência por ação de bandidos.
Alternativamente aos contêineres, segundo informações dos Operadores de Sonda, o ideal seria o pagamento da diária intermunicipal de viagem e que esses profissionais fossem alojados em hotéis da região trabalhada. Assim, a Cerb daria para os Operadores um tratamento igual ao que é feito para com os (as) demais empregados (as) da Companhia. Outra queixa dos Operadores é a falta de treinamento relativo à saúde e segurança do trabalho, ausência da fiscalização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e, quando se busca reclamar direitos, quase sempre, os trabalhadores sofrem algum tipo de perseguição.
Em 2020, depois de reiterados ofícios e pedidos alertando a Cerb sobre a adoção de medidas de proteção à saúde dos trabalhadores alojados em contêineres, o Sindae foi obrigado a acionar a Ministério Público do Trabalho - MPT (aqui).
TERCEIRIZAÇÃO IRRESTRITA
Os Operadores também reclamaram que trabalhadores terceirizados estariam assumindo “irregularmente” funções técnicas inerentes aos funcionários concursados da Cerb, preenchendo documentos e assinando relatórios.
Com base nesses relatos, o sindicato estará cobrando da Direção da Cerb para que sejam tomadas as devidas providências.
Vamos à luta!