01/11/2023
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (31/10), na sede da empresa, em Salvador, com a presença do Diretor de Operação do Interior - DI, Gildeone Almeida Santos, e do Superintendente de Operação da Região Sul - IS, Paulo Fernando, o Sindae voltou a cobrar a contratação, urgente e imediata, de Auxiliares para que as Operadoras das Estações de Tratamento de Água - ETAs, que foram recém-contratadas pela Embasa, lotadas nos municípios de Ibicuí, Igrapiúna e Ubaitaba, não mais trabalhem em seus turnos sozinhas, em decorrência do alto risco que passam nas ETAs, por se tratar de locais extremamente isolados e muito perigosos, principalmente no período noturno.
Tanto o Diretor de Operação do Interior - DI, Gildeone Almeida Santos, quanto o Superintendente de Operação da Região Sul, Paulo Fernando, foram bastante receptivos à demanda e se comprometeram em providenciar a contratação urgente de pessoal para que essas Operadoras sejam acompanhadas nos seus turnos. Essa é, sem dúvidas, uma importante conquista da categoria e, ao mesmo tempo, um grande alívio, pois semana passada o sindicato esteve na Regional de Itabuna e ouviu relatos preocupantes de invasão de ETAs por marginais. Segundo informações, uma Operadora chegou a encontrar um homem, possivelmente usuário de drogas, sem roupa, dentro de uma dessas ETAs. Absurdo!
Embora a solução da DI, a pedido do Sindae, seja direcionada especificamente para os casos que foram identificados pelo sindicato, em visitas às áreas operacionais da Embasa na Unidade Regional de Itabuna, a medida protetiva será exigida para todas as ETAs, conforme compromisso da Embasa firmado com o MPT e homologado na Justiça do Trabalho.
O Diretor de Operação do Interior - DI, Gildeone Almeida Santos, que conhece bem a realidade dos (das) trabalhadores (as) do interior, porque passou por diversas funções na empresa, em um gesto de compromisso com a melhoria das condições dos ambientes de trabalho da Embasa, compromete-se em atuar ainda mais.
Vamos à luta!