Gota D'água

Como em várias ETAs da Embasa no interior do Estado, escala de seis horas é grande tormento de Operadores em Itapé, sul da Bahia

19/11/2023

Como em várias ETAs da Embasa no interior do Estado, escala de seis horas é grande tormento de Operadores em Itapé, sul da Bahia

Na manhã deste sábado (18/11), o Sindae esteve na Estação de Tratamento de Água - ETA de Itapé, pertencente à Unidade Regional de Itabuna, localizada no sul do Estado. Embora as boas condições da Estação, e necessidade de pequenas intervenções de melhorias, em Itapé, os Operadores reivindicam principalmente a mudança da escala de seis horas. 

Nesta escala, Operadores (as) têm que trabalhar quase que diariamente e em horários de entrada e saída com bastante dificuldade de transporte. Para se ter uma ideia, existem casos em que esses (essas) trabalhadores (as) estão sujeitos (as) a dois turnos no mesmo dia, a exemplo daqueles (as) que pegam o turno de meia noite até às 6 da manhã e retornam às 18 horas do mesmo dia, casos em que o Sindae verificou no extremo sul do estado. Além de prejudicar o convívio familiar desses (dessas) profissionais, isso tem elevado significativamente o custo com transporte, uma vez que, em muitos casos, a empresa tem se recusado a custear.

Uma alternativa que tem sido levantada para as ETAs que operam 18 horas por dia é a implantação do turno de 9 horas. Assim, a quantidade de turnos por Operador (a) cairia de 24 para 16. No início desta semana, o Sindae solicitou da Diretoria de Gestão Corporativa da Embasa - DG um estudo para aplicação dessa nova modalidade de escala. 

Na próxima semana, o Sindae vai voltar a cobrar celeridade da Embasa para resolver essa situação das escalas dos (das) Operadores (as), que é de extrema urgência, ao mesmo tempo em que atuará junto às gerências locais e regionais para solução das situações de riscos e melhorias das condições ambientais de trabalho levantadas.

Nessas visitas às ETAs, o sindicato tem identificado situações alarmantes que precisam de intervenções urgentes da Embasa, a exemplo de condições de trabalho consideradas de risco grave e iminente, falta de estrutura básica e de segurança física dos (das) Operadores (as). Todos esses levantamentos do sindicato têm sido encaminhados à Embasa para as providências necessárias, entretanto, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo (pelas) Operadores (as), e que lhes causam enormes desgastes físicos e psicológicos, é, com certeza, a implementação do turno de seis horas.

Vamos à luta!