Notícias

Embasa “empaca” e não avança nas negociações do acordo coletivo

03/07/2019

 

Passado quase um mês entre as duas negociações (houve uma dia 6 e outra na última sexta, 28), a direção da Embasa não mudou uma vírgula de sua única proposta feita até agora para o fechamento do acordo coletivo deste ano. No encontro dessa sexta passada bateu o pé e  só propôs dar reajuste salarial (5,07%, que é o INPC) unicamente para o salário, mantendo congelado o restante dos benefícios financeiros.

Tirando as cláusulas não financeiras do acordo em vigor e que têm validade até o próximo ano, outros dois itens da proposta dela também não tiveram avanço na negociação. A empresa quer introduzir a coparticipação no plano de saúde e nem pensa em propor algo para o Prêmio Aposentadoria. Segundo ela, esse benefício é uma espécie de plano de demissão voluntária e sequer deve constar do acordo coletivo, achando que pode ser acionado de três em três anos.

Ainda sobre o Prêmio Aposentadoria, na reunião anterior a empresa informara que o governo estadual pretende retirar essa cláusula do acordo coletivo e que a “janela” de 60 dias, para permitir a adesão de trabalhadores (as), vai ser aberta no segundo semestre e que deve ser a última. O Sindicato já firmou posição sobre essa cláusula, informando que ela não é de natureza econômica e que não está em negociação este ano.

O Sindicato retrucou toda a proposta e reclamou da falta de sensibilidade da empresa em avançar nas negociações, mas a diretoria manteve a alegação de que não pode oferecer mais por conta da difícil conjuntura econômica e política, além da ausência de recursos a fundo perdido para investimentos que estão sendo cobrados pelos municípios visando a renovação dos contratos de programas. Também colocou nesse rol de problemas as propostas do governo federal que tramitam no Congresso Nacional para alterar o marco legal do saneamento, forçando a privatização das companhias estaduais.

As justificativas da empresa para essa proposta não se justificam, uma vez que ela teve um bom desempenho nos últimos anos, conforme demonstram os balanços financeiros. Por isso a categoria precisa se mobilizar. O Sindicato estará fazendo reuniões nos parques, pois está convencido de que vamos precisar, mais uma vez, partir com muita força visando alcançar um bom acordo coletivo. Uma nova negociação ficou marcada para a próxima terça (9) e até lá esperamos que a direção da empresa ofereça uma proposta bem diferente dessa que vem sustentando até agora.