Notícias

Categoria convocada para ir a seminário de saneamento cobrar gestão pública

02/10/2019

Um compromisso importante para a nossa categoria: em busca de mais subsídios para formar um parecer, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei 3.261, que altera o marco legal do saneamento, realizará em Salvador na próxima segunda (7) um seminário para discutir a proposta que tramita no Congresso Nacional e cujo objetivo é privatizar o setor. O evento será em local e horário diferentes dos divulgados anteriormente: será na sede do Ministério Público da Bahia, na 5a. Avenida, Nº 750, no CAB, e começará às 8 horas.

Especialistas, dirigentes de empresas, representantes do governo e lideranças dos (das) trabalhadores (as) estarão nesse debate. É fundamental nossa presença para conhecer melhor, propor mudanças e resistir à intenção do governo em abrir o saneamento ao capital privado. Sugestões que podem servir para um seminário nacional que será realizado em Brasília no dia seguinte (8), sobre o mesmo projeto que, se for aprovado na Comissão, segue para votação no plenário.

Vários seminários a esse que acontecerá em Salvador estão sendo realizados em diferentes regiões do país. Foram requeridos pelo deputado federal Joseildo Ramos (PT-Ba), visando mostrar o quanto é prejudicial a privatização dos serviços, seja porque encarece a tarifa, seja porque piora a qualidade dos mesmos. A proposta do governo Bolsonaro é oposta: passar tudo para a iniciativa privada, sem nenhuma preocupação com a população mais pobre. O Sindae acompanha o processo de alteração do marco do saneamento, rebatendo a tese de que privatizar é a solução.

Todos ao seminário na próxima segunda, dia 8, no Ministério Público da Bahia, às 8 horas.