19/05/2025
Há exatos 25 anos, no dia 19 de maio de 2000, a Bahia perdia Paulo Jackson Vilasboas, em um trágico acidente de ônibus. Engenheiro da Embasa, sindicalista e deputado estadual, ele dedicou sua vida à luta pela democracia, pelos direitos dos (das) trabalhadores (as) e pela cidadania.
Paulo Jackson foi um dos fundadores do Sindae, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia. Como coordenador geral do Sindae, liderou a categoria com firmeza, promovendo assembleias históricas e grandes enfrentamentos contra o carlismo, principal força política da época, que defendia a privatização da água. Já deputado estadual, no dia de sua morte, ele seguia para um evento onde faria uma palestra contra a privatização da Embasa.
Respeitado por aliados e adversários, Paulo Jackson agia com integridade e determinação, sendo um incansável defensor da justiça social em todos os momentos.
Vinte e cinco anos depois, seu legado continua a inspirar o Sindae e a categoria a permanecerem firmes na luta por melhores condições de trabalho, por mais democracia e por uma sociedade mais justa.
Paulo Jackson, presente!