Gota D'água

Trabalhadores (as) aprovam contraproposta de pagamento do PPR da Embasa para dois anos: 2024/2025 e 2025/2026

23/05/2025

Trabalhadores (as) aprovam contraproposta de pagamento do PPR da Embasa para dois anos: 2024/2025 e 2025/2026

Em assembleias gerais extraordinárias realizadas entre os dias 19 e 23 de maio, os(as) trabalhadores(as) da Embasa avaliaram a proposta oficializada pela empresa para o fechamento do acordo referente ao Programa de Participação nos Resultados (PPR), previsto para ser pago ainda este ano e em 2026.

Após muita pressão do sindicato, a empresa finalmente voltou a negociar e apresentou uma nova proposição para o PPR, depois de ter deixado claro que estaria fora de cogitação uma nova proposta para colocar na mesa de negociação.

De acordo com a proposta da empresa, que foi apresentada à categoria durante toda esta semana, o critério de distribuição para este ano corresponderia a uma parcela linear de 35% do valor total a ser pago a título de PPR e 65% da parcela proporcional à remuneração. Para o próximo ano, a parcela linear ficaria em 38% e 62% proporcional aos salários. Além disso, dentro da proposta, a Embasa estabeleceu as substituições dos indicadores de Cumprimento do Orçamento de Custeio (COC-GMD) pelo COC Ajustado para este ano e, para o PPR 2025/2026, substituir o indicador de Água Não Faturada (ANF) pelo Índice de Perdas por Ligação, além do pagamento do programa em 6 de junho próximo e, em 2026, na primeira quinzena de maio.

Assembleias

Com participação massiva da categoria, que se reuniu em mais de 50 assembleias realizadas na capital e no interior do estado, cerca de 80% dos(as) trabalhadores(as) rejeitaram a proposta da Embasa e decidiram por formular uma contraproposta à empresa para retomada do processo negocial. Dentre as proposições debatidas, a categoria aprovou o critério de distribuição do PPR em 35% da parcela linear neste ano e 40% de linearidade para o ano seguinte, mantendo os demais parâmetros da proposta da Embasa, inclusive as datas de pagamento do programa. É importante ressaltar que o PPR do próximo ano está condicionado ao cumprimento das metas. 

Ainda no final da tarde desta sexta-feira, a direção do sindicato informou, por meio de ofício, o resultado soberano das assembleias para os critérios e pagamento do PPR em 2025 e 2026.

Vamos à luta!