03/06/2025
Na tarde desta segunda-feira (02/06), o Sindae participou da segunda rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da BRK Jaguaribe. A reunião teve como objetivo discutir as reivindicações da categoria na campanha salarial. Ao invés de propor avanços, infelizmente, a empresa manteve uma postura bastante refratária em relação aos principais pontos apresentados pelos(as) trabalhadores(as).
Para o reajuste salarial, por exemplo, a BRK apresentou uma proposta de reposição integral do INPC (data-base de maio), acumulado em 5,32%. Esse mesmo reajuste seria aplicável também às demais cláusulas de natureza econômica, sem qualquer proposta de ganho real, o que é inaceitável, considerando que a BRK é a empresa que possui a maior taxa de lucro da categoria. Por outro lado, segundo levantamento do DIEESE, 67,7% das negociações fechadas na data-base de abril conquistaram aumentos reais de salário, superando a inflação.
Além disso, a BRK tem se mostrado bastante inflexível ao não propor nenhum tipo de avanço em pautas sociais importantes para a categoria. Considerada uma demanda urgente e essencial, a empresa não atendeu à reivindicação de redução da carga horária semanal de 44 horas, mantendo uma jornada de trabalho excessiva e desatualizada frente às práticas mais modernas de gestão do trabalho. Vale lembrar que tanto a indústria baiana quanto outras unidades da BRK no estado de São Paulo já praticam jornadas inferiores a 44 horas semanais.
Outra situação de flagrante frustração da categoria foi a negativa da BRK em ampliar o auxílio-creche para os trabalhadores do sexo masculino, uma medida fundamental para promover a igualdade de gênero e partilhar de forma mais justa as responsabilidades familiares. Também foi rejeitada a solicitação dos (das) trabalhadores (as) para aumentar de 4 para 6 a quantidade de trocas de turnos mensais, o que poderia proporcionar mais flexibilidade na rotina dos (as) trabalhadores (as), sem comprometer a operação da empresa.
Diante desse cenário, o Sindae avalia que a postura da BRK Jaguaribe está muito aquém das necessidades dos (das) trabalhadores (das) e das práticas de valorização profissional esperadas. O sindicato reforça que continuará lutando por avanços efetivos, convocando a categoria para se manter mobilizada e atenta às próximas deliberações.
Participaram da reunião Luiz Geovane e Fernando Biron, pelo Sindae; e Dagoberto Pamponet, Aline Marques Monteiro, Niniane de Fátima Silva e Silva e Lucas Elias Gomes, pela BRK Foz do Jaguaribe.
Vamos à luta!