Gota D'água

Começou a Negociação dos Acordos Coletivos da Cetrel e DAC

07/06/2025

Começou a Negociação dos Acordos Coletivos da Cetrel e DAC

Na manhã desta sexta-feira (06/06), aconteceu a primeira rodada de negociação conjunta entre o Sindae e os representantes das empresas CETREL & DAC. Na pauta da reunião, além das propostas aprovadas em assembleia pela categoria para o novo acordo coletivo de trabalho 2025/2027, o sindicato questionou o alto número de demissões que vem ocorrendo nas empresas após o grupo Solvi assumir a gestão e também os graves erros nos perfis profissiográficos previdenciários dos (as) trabalhadores (as), detectados nas recentes homologações. 

Uma reunião específica foi agendada para o mês de julho com o objetivo de tratar da correção dos problemas detectados nos laudos de PPP, o que deverá resultar em alterações no PGR e no PCMSO das empresas, bem como no LTCAT. Caso os problemas não sejam solucionados, o Sindae deixou claro na mesa que vai tratar do assunto no âmbito do Ministério Público do Trabalho e em outros órgãos competentes de controle, no sentido de preservar a saúde e os direitos previdenciários dos (as) trabalhadores (as).

As empresas também ficaram de apresentar os seus dados referentes às demissões, alegando que no período recente há mais admissões do que desligamentos de empregados (as) e que a maioria das demissões teriam sido “a pedido”. O sindicato vai analisar os dados e definir qual ação irá adotar cado seja constatada a prática de demissão em massa como forma de constranger a categoria na luta por melhores condições de trabalho e salários dignos.

Em relação ao acordo coletivo, foram fechadas todas as cláusulas cujas redações eram idênticas ou similares aos acordos anteriores e que não houve propostas de modificação aprovadas em assembleia. 

O sindicato também deixou claro que pretende lutar por ganho real de salário, pelo avanço nos demais benefícios e que não aceitará nenhum retrocesso nas garantias já consolidadas historicamente nos acordos anteriores. Ficou registrado ainda que todas as cláusulas econômicas devem ter seus reajustes retroativos à data base de 1° de maio.

A segunda rodada de negociação ficou agendada para o próximo dia 27 de junho, quando se espera que as empresas apresentem sua proposta para as cláusulas econômicas.