10/06/2025
Após uma campanha bem-sucedida do PPR, conduzida pela direção do Sindae, é chegada a hora de colocar toda a energia da categoria na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que, neste ano, vai tratar não apenas de cláusulas econômicas, mas também das administrativas, sociais e de saúde e segurança. A primeira rodada de negociação com a Embasa está marcada para o próximo dia 18 de junho, às 15 horas.
O início do processo negocial do ACT tem sido bastante aguardado pela categoria, que busca avançar na pauta de reivindicações e na política de ganho real adotada nos últimos três anos, em consonância com o bom momento econômico que o país vive e com a valorização salarial implementada pelo governo Lula.
Neste ano, o sindicato repetiu a metodologia de receber contribuições dos(as) trabalhadores(as) em relação às cláusulas a serem apresentadas à empresa. Durante um período de 15 dias, por meio de formulário disponibilizado no site da entidade, a categoria pôde contribuir com sugestões, que resultaram em mais de 300 proposições, compiladas e encaminhadas à Embasa.
É preciso ressaltar que esta (a exemplo do que ocorreu com o PPR) poderá ser uma negociação muito difícil e prolongada, dado o perfil mais intransigente que a atual direção da Embasa quer deixar transparecer. Portanto, será preciso, mais uma vez, muita união e confiança da categoria no sindicato para que o êxito seja alcançado. Nessa nova jornada, é hora de lutar juntos para avançar rumo à valorização salarial e nas demais cláusulas do ACT.
Vamos à luta!