Gota D'água

Servidores (as) do SAAE de Juazeiro se revoltam com imposição pela prefeitura de perdas de direitos históricos

17/04/2024

Servidores (as) do SAAE de Juazeiro se revoltam com imposição pela prefeitura de perdas de direitos históricos

Foi com bastante surpresa e indignação que os (as) servidores (as) da Companhia de Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE de Juazeiro receberam a notícia da aprovação da Lei Municipal n° 3.199/2024, de autoria do poder executivo, que retirou direitos históricos dos (as) trabalhadores (as), uma vez que muda a forma de pagamento do adicional de insalubridade, o que causará uma perda econômica significativa para os (as) servidores (as) do SAAE. Além do SAAE, vários outros os setores do município serão impactados, a exemplo da saúde e segurança.

Isso porque a lei, aprovada em 5 de abril deste ano, que dispõe sobre o pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade para servidores (as) do município, dentre várias outras mudanças, rebaixa os valores que são pagos a título de adicional de insalubridade, estabelecendo valores muito inferiores aos que são praticados atualmente, o que implicará em um grande retrocesso, perdas salariais e de direitos históricos.

O Sindae tem visto essa situação com muita preocupação, sendo que a Lei, encaminhada pela prefeita Suzana Ramos e aprovada pela Câmara de Vereadores, passou sem nenhum debate ou discussão, em um momento em que se deveria pensar em avançar na pauta de reivindicações justas da categoria, os (as) servidores (as) receberam praticamente uma “bomba no colo”.

Em estado de mobilização

Nesse sentido, o Sindae não vai ficar de “braços cruzados” e estará organizando uma grande reação, a partir da convocação da categoria para tomada de ações, caso a prefeita não corrija essa injustiça que tem causado enormes prejuízos para os (as) servidores (as) do município como um todo. Para tanto, ainda nesta semana, a categoria vai aguardar uma reunião com a prefeita Suzana e o setor jurídico da prefeitura.

Vamos à luta!