Gota D'água

TOMENota: Mortes anunciadas

18/08/2019

Mais dois garimpeiros morreram soterrados na semana passada, no garimpo de Quixaba, município de Sento Sé, Norte da Bahia. A garimpagem de ametistas ali já fez outras vítimas e assim vai continuar, caso o governo não adote providências. São centenas de famílias que buscam a sobrevivência e não conhecem nenhuma regra de segurança nem o estado, não se sabe porque, não fiscaliza a atividade sobretudo para preservar as vidas.

Já vai tarde
Depois de muito maltratar empregados (as) por todos os cantos da Bahia e deixar de executar serviços por questões com fornecedores, a “gata” Emissão teve seu contrato rompido pela Embasa no tocante a Salvador e Região Metropolitana. E o que fazer com a terceirizada nos outros municípios, onde trabalhadores foram demitidos e nada receberam, outros estando com salários bastante atrasados? Tem lugares onde trabalhadores estão em greve. A Embasa, mais uma vez, agiu tarde e deixou essa tragédia atingir várias famílias.

Planserv em questão
Servidores públicos, deputados e representantes do Planserv “conversaram” semana passada sobre os problemas desse que é o maior plano de saúde do Nordeste, com cerca de 500 mil usuários. Entre as queixas, nada que funcionários da Cerb não saibam: 18 especialidades médicas excluídas, cancelamento de atendimentos por atingimento de cotas mensais e falta de rede conveniada em diversas cidades. Melhoras à vida, nem pensar: recentemente o governo estadual cortou R$ 200 milhões de custeio do plano.

Merecida comenda
O deputado Marcelino Gallo (PT) indicou à Assembleia Legislativa da Bahia a concessão da Comenda 2 de Julho ao professor doutor Luís Roberto Santos Moraes que, mesmo aposentado, faz questão de dar aulas na Universidade Federal da Bahia. Moraes é um dos maiores, senão o maior especialista em saneamento ambiental do país e nunca se furta a dar palestras (na verdade, verdadeiras aulas) para nossa categoria. É, como ele mesmo se define, “um militante do saneamento”.

Farelo no FGTS
Primeiro saiu Bolsonaro liberando a retirada de R$ 500,00 de cada conta do FGTS alegando que era para o (a) trabalhador (a) pagar sua dívida. Na verdade, injetar dinheiro na economia, fazer um mimo ao empresariado sufocado com a crise econômica. Agora surge no Congresso Nacional uma proposta para que o dinheiro dessa conta também seja liberado para custeio de universidades e cirurgias, ou seja, para empresários do ensino e da saúde. Pelo jeito, quando o (a) trabalhador (a) for demitido não terá mais o “socorro” do FGTS. Vai encontrar farelos...

Desemprego
A mais recente pesquisa do IBGE (a PNAD), divulgada semana passada, aponta um pequeno recuo no desemprego no país, de 12,4% para 12% entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, embora o se vê pela rua seja o contrário. Um dos índices mais altos está na Bahia (17,3%). A pesquisa indica, ainda, que 26,2% dos desempregados procuram trabalho há no mínimo dois anos. É um drama sem fim, um tormento para mais de 13 milhões de trabalhadores (as) no país.

Lixo é problema
Deputados federais e senadores, integrantes da Frente Parlamentar Mista pelo Saneamento, discutirão com prefeitos baianos nesta segunda (19), na sede da União dos Prefeitos da Bahia, no CAB, o descarte adequado do lixo, especialmente nos pequenos municípios. Estes alegam não poder arcar com o custeio de aterros, conforme exige a lei. O governo baiano, por sua vez, já está formando consórcios para gestão integrada de resíduos sólidos, o que pode ser uma solução.

Pesquisa no mar
Além de Portugal, o Centro Internacional de Investigação do Atlântico - Air Centre ganhou uma sede no Brasil: ela foi inaugurada na última sexta (16) e vai funcionar em Ondina, no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. O Centro vai fomentar pesquisas e troca de informações entre cientistas brasileiros e portugueses sobre o oceano atlântico envolvendo clima, terra, espaço e oceano.

Falecimento
O ex-companheiro José Carlos Costa Muniz, mais conhecido por Marrom, faleceu precocemente aos 36 anos no último dia 10, vítima de um acidente de moto. Era auxiliar de serviços gerais do Saae de Remanso.