Gota D'água

Sexta tem Greve Mundial pelo Clima e defesa da soberania nacional

15/09/2019

Diante da crise planetária e das medidas do governo Bolsonaro contra o patrimônio nacional, dois grandes atos serão realizados na próxima sexta (20), em diversas cidades, sendo que em Salvador será às 9 horas, no Campo Grande. Trata-se de uma Greve Mundial pelo Clima e também em defesa da soberania nacional. É urgente a defesa dos recursos naturais do país e contra medidas de agressão ao meio ambiente.

A emergência climática já está declarada na Inglaterra, Irlanda, Vaticano e Canadá, além de 558 cidades na Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, EUA, França, Grã Bretanha, Itália, Nova Zelândia, República Checa e Suíça. Outros países já estão em vias de adesão. O que durante décadas foi apontado como tendência por cientistas, hoje é realidade.  Os últimos quatro anos foram considerados os mais quentes do planeta desde que se iniciaram as medições globais de temperatura. E não existe “Planeta B”, é preciso salvar o que temos.

A pauta das manifestações inclui o cumprimento do Acordo de Paris pelo Brasil, uso prioritário de energias renováveis, fim do desmatamento, demarcação de terras indígenas e comunidades tradicionais, investimento em saneamento básico e redução das emissões de gás de efeito estufa, entre outras.