Gota D'água

Vereadores de Bom Jesus da Lapa elogiam Saae e dizem não à privatização

23/11/2019

Após duras críticas do prefeito Eures Ribeiro, que chegou a ameaçar privatizar os serviços, vereadores de Bom Jesus da Lapa fizeram uma sessão especial e saíram em defesa do Saae e da sua gestão. Destacaram que a autarquia há anos presta um bom serviço à população e que, em decorrência do crescimento da cidade, o que precisa é de mais investimentos para ampliar o sistema de abastecimento de água e a rede de esgotamento sanitário.

A defesa dos vereadores acontece no momento em que o prefeito, de forma repentina, passou a criticar o Saae logo após o vazamento numa rede de água do centro da cidade, e também após o “apagão” na estação de tratamento, devido à queda no fornecimento de energia. Eures Ribeiro em nenhum momento criticou a falta de energia, relacionada a uma empresa privada, a Coelba, preferindo atacar um órgão da própria Prefeitura, o Saae, e defendeu a privatização, que resulta no aumento das tarifas e na queda da qualidade dos serviços. Isso é o que tem acontecido em todos os lugares do mundo onde ocorreu a privatização do saneamento.

Também lá esteve o diretor da autarquia, Gerson Nunes, que atribuiu a falta de água a problemas pontuais e reconheceu a necessidade de investimento. Ele destacou que a cidade precisa ampliar sua estação de tratamento de água, obra orçada em R$ 24 milhões.

O primeiro vereador a se colocar na defesa do Saae foi Romeu Thessing, dizendo que a Câmara não admitirá a privatização dos serviços. Na mesma linha se posicionaram os vereadores Maria Leles, Leonel Cardoso, Fábio Nunes, Irmão Romilson, Neto Magalhães, Léu de Lió, Zenilton Rodrigues e Sérgio da Bandeira. O presidente da Câmara, Miguel Leles, foi outro que elogiou o Saae.