Gota D'água

NOTA DE REPÚDIO A AÇÃO TRUCULENTA CONTRA TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

28/11/2019

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (SINDAE) vem a público repudiar a ação arbitrária e truculenta das forças policiais nos acampamentos Abril Vermelho, Dorothy e Irany, nos municípios de Casa Nova e Juazeiro, na segunda-feira (25), a pedido da Codevasf, uma empresa pública do governo federal. É mais uma ação contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e também contra o movimento social do país, algo que tem notabilizado o governo nesses tempos de retrocessos e de desafio à democracia.

É inaceitável o uso da violência contra as 700 famílias acampadas nesses locais há cerca de 10 anos, utilizando a terra como meio de sobrevivência, fazendo com que essa terra cumpra a sua função social. A reintegração de posse foi feita sob uso de forte aparato da Polícia Federal e da Polícia Militar da Bahia, de forma espetaculosa além de violenta, utilizando-se até de helicóptero, ante crianças e idosos. Um homem e uma criança ficaram feridos com bala de borracha

Cobramos das autoridades a apuração de tamanha e desproporcional violência e uso das forças policiais, assim como da Justiça, por emitir ordem sem prezar pelo diálogo e permitindo a prática da truculência e do arbítrio contra famílias acampadas.

 

SINDAE