Gota D'água

Deputado pede a Rui Costa que trabalhadores (as) do setor de saneamento sejam priorizados (as) na vacinação

05/04/2021

Deputado pede a Rui Costa que trabalhadores (as) do setor de saneamento sejam priorizados (as) na vacinação
Foto: Sesab divulgação

O deputado estadual Ubirajara Coroa (PT), mais conhecido como Bira Coroa, acaba de solicitar junto ao Governador Rui Costa, que também seja dada prioridade na vacinação para os trabalhadores (as) do segmento de abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado, dada a sua relevância para a saúde pública. 

De acordo com o documento, que teve colaboração do ex-vereador e empregado da Embasa, Gilmar Santiago, a inclusão no grupo de prioridades dos trabalhadores do Saneamento Básico, visa garantir que não haja descontinuidade na prestação desses serviços essenciais. 

Diz o documento: 

"É fundamental que essas trabalhadoras e trabalhadores do saneamento, que pegam transporte urbano e não podem ficar em casa porque prestam um serviço essencial, tenham acesso de forma prioritária a vacinação para que não haja problemas com a continuidade da prestação dos serviços e com a disseminação do vírus. Pois muitos funcionários já foram hospitalizados, alguns estão nas UITs, muitos estão em quarentena e outros morreram, vítimas do COVID-19".

Desde o final do ano passado o sindicato tem feito gestão junto a Embasa para que os trabalhadores (as) da companhia (estendendo-se para os SAAES e empresa municipais) sejam priorizados no plano estadual de vacinação a exemplo de outros serviços essenciais como saúde, educação e segurança pública. 

Segue a íntegra do documento:

Indica ao Governador do Estado da Bahia, a inclusão no grupo de prioridades os trabalhadores do Saneamento Básico.

O Deputado infrafirmado, com fundamento no art.139, do Regimento Interno desta Casa, vem encaminhar, através da Mesa Diretora desta Assembleia Legislativa, Indicação ao Exmo. Sr. Rui Costa, Governador do Estado da Bahia, a inclusão no grupo de prioridades os trabalhadores do Saneamento Básico. 

JUSTIFICATIVA

Considerando a importância da água que é vital para a manutenção da vida humana, bem como seu reaproveitamento, a seriedade como devemos tratar o seu reuso perpassa pelos cuidados que devemos ter com os profissionais que trabalham dia a dia nesse seguimento".

A prestação dos serviços de saneamento é realizada de forma continuada, não intermitente, com a captação, tratamento e distribuição de água em funcionamento por 24h, todos os dias da semana. A coleta e o tratamento de esgoto também são realizados por 24h, sete dias da semana. Equipes de operação, manutenção e tratamento trabalham num regime de revezamento, 24h por dia, para que a população e as instituições hospitalares e de saúde pública necessárias ao atendimento emergencial aos cidadãos baianos, tenha acesso a elementos essenciais ao combate do COVID-19: água de qualidade e esgotamento sanitário. Por isso é fundamental que essas trabalhadoras e trabalhadores do saneamento, que pegam transporte urbano e não podem ficar em casa porque prestam um serviço essencial, tenham acesso de forma prioritária a vacinação para que não haja problemas com a continuidade da prestação dos serviços e com a disseminação do vírus. Pois muitos funcionários já foram hospitalizados, alguns estão nas UITs, muitos estão em quarentena e outros morreram, vítimas do COVID-19.

Diante do exposto, e em respeito a esse grupo de risco, valho-me do mandato que me foi outorgado para fazer a presente indicação ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado.
Sala das Sessões, 05 de abril de 2021. 

Deputado Bira Corôa
ALBA - Assembleia Legislativa da Bahia
Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. 1a Avenida, 130, Centro Administrativo da Bahia. CEP 41745-001. Salvador - Bahia