Gota D'água

A Contribuição Assistencial é indispensável para a sobrevivência do sindicato. Contribua e faça o seu sindicato forte!

07/12/2021

A Contribuição Assistencial é indispensável para a sobrevivência do sindicato. Contribua e faça o seu sindicato forte!
Foto: Erick Maia

É incontestável que, nos últimos tempos, os sindicatos têm sofrido ataques muito pesados daqueles que torcem pelo enfraquecimento da luta dos (das) trabalhadores (as), visando destruir direitos e conquistas históricas conseguidas a duras penas pela classe trabalhadora.   

Os grandes meios de comunicação, o empresariado e a classe politica que ora domina o país usam e abusam da desqualificação das entidades representativas dos trabalhadores (as) para, no fundo, defender seus próprios interesses econômicos. O resultado disso é a diminuição do poder de ação dos sindicatos, o que abre espaço para o avanço de contrarreformas, a exemplo da trabalhista, da previdenciária e do subemprego, além da PEC 32, a do trem da alegria.

Por outro lado, uma entidade forte é o principal instrumento de defesa e valorização do (a) trabalhador (a). É também inegável que essa força vem da participação do próprio trabalhador na vida da entidade, atuando de forma consciente, estando presente nas lutas e garantindo a sustentação da entidade que lhe representa.

O Sindae, como qualquer outra entidade sindical, não está imune a esses ataques e depende da contribuição sindical mensal e das taxas assistenciais para se fortalecer. As contribuições mensais dos (das) seus (suas) associados (as) pagam as despesas correntes da entidade, como a folha de funcionários (as), encargos trabalhistas, benefícios, luz, água, telefone, etc.. Mas as contribuições assistenciais ajudam, além de pagar as despesas das campanhas salariais, que envolvem viagens de diretores para os diversos cantos do estado da Bahia, a travar uma luta muito mais ampla, que é o combate à privatização da água. Portanto, essa contribuição é muito bem vinda e imprescindível, principalmente nesse momento de transição da EMBASA, que detém o número maior de associados ao sindicato, onde muitos trabalhadores (as) estão aderindo ao prêmio aposentadoria. 

A contribuição é sempre cobrada após o fechamento de cada acordo coletivo, está prevista na pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores nas assembleias. É ela que cobre os altos custos da campanha salarial e garante o equilíbrio da saúde financeira da entidade.

Além de suportar os gastos das campanhas salariais e a luta contra a privatização do saneamento, a contribuição assistencial tem permitido, ao longo dos anos, melhorar e ampliar os serviços prestados pelo Sindicato, a exemplo da gratuidade do atendimento jurídico e de uma participação cada vez maior da entidade nas lutas em defesa dos interesses dos trabalhadores e da sociedade.

A sua contribuição é fundamental!