Gota D'água

Aposentados (as) da Embasa decidem realizar protesto contra aumento abusivo do Plano de Saúde

19/01/2023

Aposentados (as) da Embasa decidem realizar protesto contra aumento abusivo do Plano de Saúde

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (18/01) na sede do Sindae, localizada no bairro dos Barris, em Salvador, dezenas de trabalhadores (as) aposentados (as) da Embasa, que vieram de várias regiões do estado, manifestaram a sua profunda revolta com o exorbitante aumento de custo do plano de saúde e decidiram protestar na sede da empresa na próxima semana. 

Trata-se de uma situação que requer o apoio de toda a categoria, aposentada ou não, por ser uma luta intergeracional com impacto não só no presente, mas também no futuro. Para tanto, o Sindae está convocando os (as) trabalhadores (as) para um ato de protesto na sede da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, na próxima quarta-feira (25/01), às 8:00h da manhã. 

Para se ter uma ideia, o valor de pagamento por vida para os (as) usuários da assistência médica saiu de R$ 664,42 para R$ 946,31 e os (as) trabalhadores (as) aposentados (as) da Embasa, ao se desligarem da empresa, têm que arcar com esse valor integral. Na prática, da forma que está, se torna impraticável a manutenção dos (das) aposentados (as) no plano de saúde corporativo, que foi conquistado com muita luta da categoria e que está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho – ACT.  Fica indiscutível a partir dessa situação o descaso da Embasa em se atentar para as questões de viabilidade para que os (as) trabalhadores (as) tivessem condições de arcar com essas despesas, principalmente nesse momento em que, ao saírem da empresa, há uma redução drástica das suas rendas.

É bom deixar bastante claro que os (as) aposentados (as) e o Sindae nunca foram ouvidos ou alertados pela empresa sobre esse aumento abusivo de mais de 42% da assistência médica. 

O Sindae tem buscado contornar essa situação, que pode resultar não apenas no aumento da exclusão da assistência médica para essas pessoas que dedicaram toda a sua vida à Embasa, mas também num desestímulo à aposentadoria dos (as) empregados (as) num futuro breve, provocado pelo medo de sair da empresa e ficar sem proteção à saúde. Nesse sentido, o sindicato propôs a assinatura imediata e urgente de um aditivo ao ACT 2022/2023 para que esse custo seja subsidiado, com a cobertura de 50% do valor para os (as) aposentados (as) e seus (suas) dependentes. 

Vamos à luta!